5 de mai. de 2006

Fortaleza (ainda mais) adiada

Os mais recentes cartazes afixados pela Câmara Municipal de Sesimbra anunciavam: “Disponibilização Oficial do Espaço Público da Fortaleza de Santiago à População de Sesimbra”. A elaboração da frase deixava, por si só, prever que algo não estava totalmente resolvido. Se assim fosse, teriam anunciado apenas: “A fortaleza será de todos, a partir de 4 de Maio”. Ora, de facto, não foi isso que aconteceu.
A fortaleza de Sesimbra, onde está instalada a brigada fiscal, reabriu ontem ao público no âmbito de um acordo estabelecido, no final do mês de Março, entre a GNR, a Câmara Municipal de Sesimbra e o Ministério da Administração Interna. Ora, segundo noticiou a agência Lusa, «a autarquia reclamava a saída das forças de segurança daquele monumento nacional na marginal de Sesimbra, para ali instalar o futuro Museu do Mar, mas acabou por chegar a um acordo que garante apenas o usufruto daquele espaço, que estava fechado ao público há cerca de 40 anos».
O Secretário de Estado da Administração Interna, José Magalhães, defendeu, na cerimónia que ontem teve lugar, a manutenção das forças de segurança naquele local, assegurando que o acordo assinado permite «compatibilizar os objectivos de garantia da segurança no centro de Sesimbra a partir do forte e da utilização para outras finalidades relevantes, designadamente para a instalação do Museu do Mar».
Esta medida, vem apenas mascarar algo que continua a ser uma realidade. A fortaleza continuará a não ser de todos. A defesa, feita por José Magalhães, da manutenção das forças de segurança naquele local, leva-me a questionar o futuro do monumento. Não teria sido mais correcto a autarquia adoptar uma postura de intransigência? Desta forma, ao procurar compatibilizar vontades, abriu-se um precedente que pode atrasar, por mais umas dezenas de anos, o livre usufruto da fortaleza por parte da população. Além disso, afinal para que servem as instalações construídas em Palames, se agora o secretário de Estado defende a manutenção da Brigada Fiscal na Fortaleza, e o presidente da Câmara de Sesimbra até aceita isso para, como contrapartida, “disponibilizar oficialmente aquele espaço público” a 4 de Maio, feriado municipal, como fica tão bem para a fotografia?

6 comentários:

Anônimo disse...

Mas será que Polvora ainda acredita que com papas e bolos se enganam os tolos?

Pexit@ Calhandr@ disse...

Além do embuste, ouvi algo no minimo enigmático nas declarações do Secretário de Estado, ou ministro, ou o raio que o parta, José Magalhães! Dizia o distinto inergumeno que os geninhos tinham de ficar na fortaleza pq tinham estudos que diziam que a fortaleza, por estar no centro da vila, era um ponto estratégico.
O jornalista perguntou, se um outro local qq no centro da vila não seria estratégico também.
O Sr. Secretário de estado, já enjoado respondeu que não podia falar de estudos internos da administração interna.
Sinceramente?!?!?
O estudo deve dizer que os geninhos de topo tem de ter uma estância de verão em Sesimbra.

Anônimo disse...

Epá, estes gajos são demais, e a ansia populista destes comunistas do betão permite tudo, só para fazerem boa figura!
Proponho mobilização, manifestações, vigilias para expulsar os geninhos!
Rua com esses gajos! Aquilo é alguma coisa deles???? Que raio de democracia é esta!!!
A ocupação de propriedade alheia foi há mais de 30 anos!!!!
Rua com esses ocupas do que é de todos e que não está abandonado!

Anônimo disse...

Ò último anónimo!
Inteiramente de acordo em fazer mobilizações, manifestações e vigílias para expulsar os geninhos e, já agora e ao mesmo tempo, os comunistas que também ocuparam propriedade alheia há 30 anos, é bom não esquecer.
Seria 2 em 1.

Anônimo disse...

gnr tira as patas da Fortaleza!

Anônimo disse...

Meus caros
Poucos perceberam, que a partir do dia 4 de Maio a CMS oficializou o que nunca tinha acontecido. A Fortaleza é da GNR e eles facilitao-nos a utilização dentro do horario que eles(GNR) entenderem... Não será assim???
Uma vergonha, só tinham que sair e ponto final. Agora eles estão lá e estarão para sempre, porque durante 40 anos nada estava escrito e muito se lutou por aquele monumento e agora para a foto e para dizer que em seis meses ja fizeram alguma coisa, acabaram por dar cabo de tudo. Será que a população ainda não percebeu que o comunismo ja acabou?? Continuamos a ser enganados e parece que gostamos...