14 de mar. de 2007

Mas afinal, bebeu-se ou não se bebeu?

Na sexta-feira 2 de Março, a Câmara Municipal de Sesimbra (CMS) e a Cercizimbra promoveram, no auditório Conde de Ferreira, a já tão badalada ‘conversa’ sobre o estimulante tema “Bebeu-se demais no Carnaval?”.
A CMS, que co-organizou esta (segundo consta, pouco concorrida) iniciativa, é, espantem-se, gerida pelos mesmos políticos que anunciaram uma política cultural de Carnaval todo o ano. Será por isso que anda tanta gente por aí em estado de embriaguez aparente? Adiante!
Já agora... o título - “Bebeu-se demais no Carnaval?” -, exposto assim em forma de interrogação não deixa de ser curioso. Seria a iniciativa uma forma de levar os foliões e outros que tais a expiarem os abusos? Que fraca ideia...
O alcoolismo juvenil é um problema concreto. Cada vez se bebe mais e mais cedo. Debater o problema é uma forma de lidar com ele. Mas andar por aí a perguntar se o pessoal acha que se abusou no Carnaval é... uma coisa sem jeito nem amanho. Mas de que cabecinha pensadora saiu esta tontice?
Esta ideia infeliz trouxe-me à lembrança uma outra iniciativa de má memória que, felizmente, alguém de bom senso conseguiu travar. Deve estar a fazer um ano que a Câmara Municipal de Sesimbra (a tal do Carnaval todo o ano e a quer saber das bebedeiras carnavalescas) lançou um concurso em que desafiava os mais jovens a arquitectarem uma mentira. A melhor, a mais original, seria devidamente premiada e divulgada a 1 de Abril.
Resumindo... os mesmos que incitam a mentira são os que agora querem avaliar, moralmente, as atitudes que uns e outros tomaram no Carnaval. Não há aqui qualquer coisa que não cola? Não notam aqui uma grande baralhação nestas cabeças?
Depois de tudo isto fiquei muito preocupad@ com o editorial que a vereadora da cultura e educação, Felícia Costa, escreve na última edição do Sesimbr’Acontece. Segundo ela, prevê-se que em 2011 Sesimbra esteja no grupo dos municípios mais jovens do país, razão pela qual a Câmara «tem vindo a adoptar várias medidas que permitam responder às necessidades e expectativas desta faixa etária».Ai... ai... Pela amostra junta todos temos muitas razões para ficar deveras preocupados.

6 comentários:

Anônimo disse...

não se pode esperar melhor de gente com ideias avançadas.
do seixal, entenda-se

Anônimo disse...

Já estou à espera de mais um sucesso: A noite da Playstation. Quem patrocina? A Sony?

Anônimo disse...

Sim, Sim, que fixe!! O Jogo principal vai ser "Vice City" Tem tudo a ver!

Anônimo disse...

A vereadora da cultura e da educação não tem qualificação para desempenhar as suas funções. Desconhece as ideias mais elementares que sustentam uma política minimamente estruturada naqueles domínios. Por favor, demitam-na ou, na impossibilidade prática de o fazer, mostrem o vosso descontentamento por todas as formas. É um acto que se nos impõe como forma de assegurar a sobrevivência em condições de perfeita sanidade mental.

Anônimo disse...

Já olharam para a cara da senhora vereadora??? Parece que engoliu uma pipa de vinho, e as olheiras??? Já vai na ressaca número quê???
...é tinto ou branco...
...é cheio.

Anônimo disse...

E a pastilha elástica sempre na boooccccaaaaaaa........ Uma palavra uma mastigadela, oitra palavar duas mastigadelas (.....).....