26 de mar. de 2007

No Sábado à noite

No Sábado à noite, o grupo ‘Corvos’ deu um concerto na fortaleza de Santiago integrado no programa da Câmara Municipal de Sesimbra (CMS) ‘Ond@Jovem 2007’. Apesar do frio o ambiente estava agradável e os artistas são bons artistas. Eis senão quando sou confrontad@ com um inquérito que me pedem encarecidamente que preencha. E pronto, a noite até estava a ser uma boa noite. A música era boa música. Até que surgiu... O inquérito.
Ao que me parece, há alguém na CMS... a modos que... fixado nas bebedeiras da juventude sesimbrense. Vejamos com mais atenção (porque o assunto o exige) o dito inquérito.
Perguntam, a dada altura, com qual das ideias o inquirido concorda ou não concorda:
a) O álcool aquece?
b) O álcool abre o apetite?
c) O álcool dá força?
d) O álcool facilita a digestão?
e) O álcool mata a sede?
f) O álcool é um remédio?
g) O álcool melhora o sexo?

Segundo indicam, esta questão é adaptada de um original do Dr. Luís Patrício, que, julgo ser o conhecido psiquiatra, pioneiro no tratamento das toxicodependências em Portugal.
Independentemente do autor e do “adaptador”, esta questão centra-se nalgumas ideias feitas cuja resposta é, obviamente, negativa para alguém de bom senso. Isto supondo que o inquérito se refere ao consumo excessivo.
Agora há, digo eu, quem passe por burro e bêbedo respondendo também com bom senso: há quem goste do Martini para abrir uma refeição, tomando-o para “abrir o apetite”. Há quem beba o digestivo no final, precisamente para “facilitar a digestão”. Há quem não dispense uma “loira fresquinha” numa tarde de calor para “matar a sede”. Há quem beba um copo de tinto por dia porque os médicos dizem que faz bem ao coração, etc. etc.. Tudo isto podem ser ideias feitas, mas não quer dizer que quem assim pense deva pertencer aos AA (alcoólicos anónimos).
Estamos a falar de um inquérito aplicado, essencialmente, a jovens. E será que poderemos depois acreditar na fiabilidade das respostas? Até porque o contexto em que os inquéritos estão a ser colocados, o timing escolhido, são, em tudo, duvidosos.
Mas vejamos mais algumas questões:
- A sua primeira bebedeira foi quando tinha a idade de ­­____ anos.
(Não existe a hipótese do inquirido responder que nunca apanhou uma bebedeira. Porque será?)
- A sua última bebedeira foi: há ___ dias; há ___ meses; há ___ anos.
(Continuam a não considerar a hipótese do inquirido responder que nunca apanhou uma bebedeira.)
- Qual foi a quantidade consumida no último dia em que bebeu álcool? Cerveja ___; Vinho ___; Whisky ___; Gin ___; Vodka ___; Licor ___; Shots ___; Outro ___.
(Não consideram a hipótese de o inquirido ser abstémio)
- Está a tomar medicamentos para os nervos?
- No último mês consumiu Pastilhas?
Bom, e chega de perguntas sem jeito nem amanho num inquérito absurdo.
Em nenhum espaço do questionário me explicam qual o fim a que se destina nem porque me perguntam se já pratiquei sexo sob o efeito do álcool, se o fiz com preservativo, ou com que idade tive a minha primeira relação sexual e se, também nessa altura, utilizei preservativo.
Claro que o destino do inquérito só podia ser um: forrar o fundo da gaiola do passarinho.
Ah, mas ouvi dizer que na próxima semana vão promover um debate sobre:
“Bebeu-se muito na noite de Sábado, 24 de Março?”.
Um evento a não perder.

5 comentários:

Anônimo disse...

MAS PORQUE É QUE A CÂMARA ESTÁ OBSECADA COM AS BEBIDAS ALCOÓLICAS? ALGUÉM NOS EXPLICA? É A BEBEDEIRA DO PODER. SÓ PODE. SERÁ QUE ESTÁ RELACIONADO COM AS OBRAS DO "13", MESMO EM FRENTE À CÂMARA? OU ESTÃO À PROCURA DE NOS DRUNFAR-NOS A TODOS DE MANEIRA DISCRETA E DISSIMULADA PARA VOTARMOS NELES E DIZERMOS QUE SIM A TUDO - AO MELHOR ESTILO PUTIN? TAMBÉM É DA FAMILIA, SÓ QUE DE UM RAMO MAIS DO LESTE.

Anônimo disse...

A vereadora da cultura e da educação não prima pela inteligência, nem pela qualificação, e o resultado é este: um inquérito adaptado ao seu baixo nível cultural e à indigência das suas perspectivas. Felícia tem uma visão da juventude e dos seus problemas no limiar do mais rasca, isto é, ao nível da bebedeira. Nunca se lembrou, por exemplo, de questionar até que ponto a sua própria política cultural, para não dizer a ausência dela, e as suas iniciativas induzem os jovens ao consumo excessivo de alcool, como acontece nesta modalidade importada de Carnaval, que pretende estender a todo o ano. O inquérito citado trata os jovens como atrasados mentais e é um absurdo que a Câmara de Sesimbra o patrocine.

Anônimo disse...

ò srª vreadora da cultura se o questionário é de sua autoria, demita-se, se não é demita o totó que o elaborou mas pensando melhor, a srªtem culpas no cartório vá pensando na sua demissão enquanto é tempo isto não é a carta educativa que não foi feita por si mas que muita gente pensa que sim,a srªaproveita-se do trabalho de pessoas competentes para se autopromover tenha vergonha e reduza-se a sua insignificância.

Anônimo disse...

Tá Largo......

Anônimo disse...

tá largo?
que falta de nível. quem não sabe a mais não é obrigado
não admira terem ido buscar reforços ao seixal.
talvez à espera de um milagre em 2009.
pensam que somos estúpidos?