15 de mar. de 2007

Desengasgo

Os fóruns são uma realidade diária no panorama radiofónico nacional. São conhecidos os da TSF e Antena 1 que todos os dias convidam dezenas de portugueses a opinar sobre os assuntos que marcam a actualidade nacional e até internacional.
Nos últimos dias, no entanto, descobri um novo fórum a que chamam ‘Fale mas não se Engasgue’ que passa, ao que me parece, entre as 9h e as 9.30h na Sesimbra FM (103.9 FM). Ontem debatia-se o facto dos privados considerarem a abertura de clínicas nos locais onde o governo anda a encerrar serviços de atendimento permanente e serviços de urgência. Há que reconhecer, e os autores deste “fórum” sabem com certeza, que a iniciativa não é sequer comparável ao que é feito nas rádios nacionais - até porque no caso da Sesimbra FM o fórum é conduzido por um animador de rádio e não por um jornalista – mas já é qualquer coisa. O que é certo é que as diferenças notam-se mesmo nas pequenas coisas.
Ontem, enquanto se debatia o problema da saúde, um ouvinte elogiava o governo de Oliveira Salazar por comparação com o actual e perante este comentário não houve qualquer tentativa, não de calar o ouvinte-opinador porque como todos os outros tem direito às suas opiniões mesmo que descabidas e insensatas, mas pelo menos de recentrar a discussão no tema em causa: o encerramento de serviço de saúde públicos e consequente abertura de privados. Hoje, apesar de ter apanhado o “fórum” sesimbrense a meio percebi que se falava de futebol. Inicialmente falava-se numa maior atenção que as Finanças atribuirão às contratações de jogadores, mas lá pelo meio comentou-se os automóveis dos jogadores, a construção dos estádios de futebol aquando do Euro 2004, as míseras reformas, o preço dos medicamentos...
A certa altura, o animador queixava-se da falta de participação dos ouvintes no ‘Fale mas não se engasgue’, facto que não, vá-se lá saber porquê, me surpreende.
Entretanto, aproveitei e fiquei a ouvir o noticiário sesimbrense das 9.30h. Não deixei de achar curioso o alinhamento das notícias: primeiro falou-se do programa ‘Onda Jovem’, iniciativa da Câmara Municipal de Sesimbra, e que terá início, se a memória não me falha, a 23 de Março (agora que penso nisso, tenho a clara impressão de que há já vários dias que este importante assunto da actualidade pexita tem vindo a ser noticiado por esta rádio... é que já só faltam 9 dias!); depois, anunciaram que o SAP de Sesimbra amanhã estará sem médico, facto que não afectará os habitantes da “freguesia de Santana” (palavras da jornalista) que podem recorrer à Unidade de Saúde Familiar; por fim, falou-se da acção da ASAE hoje em Setúbal que, curiosamente, está a marcar a actualidade a nível nacional por ser hoje o Dia do Consumidor.
Mas enfim, não vou discutir os critérios de alinhamento. Mas já que se optou por fazer a coisa desta forma, porque não promover um fórum sobre o ‘Onda Jovem’?. Sendo um assunto que merece honras de abertura de noticiário, talvez consiga levar mais pessoas a participarem no... ‘Fale mas não se Engasgue’!

24 comentários:

Anônimo disse...

Como dizia a presidente da Assembleia Municipal numa entrevista a essa mesma radio..."Criticar todos criticam mas trabalhar não é para todos"(obviamente referindo-se a outro assunto). E mais não precisaria de dizer...
Porque é que antes de tratar o tema no seu blogue, e vendo que não havia participações no forum, não participou e manifestou a sua opinião..é bem mais facil faze-lo por tras de um blogue!!!
Os noticiarios da radio santiago são das 8.30 às 20:30...como ouvinte atento parece-me que as jornalistas que la trabalham nem todas encaram "iniciativas culturais" enquanto prioridades, mas isso sou eu a dizer porque no meu trabalho tenho a radio santiago sempre ligada e oiço os varios noticiarios.
Quanto ao Forum do animador Fernando Roldão...cada um faz o que pode e o que sabe, e parece me a mim que ele dá oportunidades que nem a camara dá no PDM como não deu no orçamento...dá a oportunidade de os ouvintes darem a sua opinião, sem ter que conduzir a conversa por onde mais convem a alguem. É de valorizar que se tente melhorar...eu sempre que posso participo!! e acho que voce devia fazer o mesmo para expulsar os demónios maldizentes que tem em si....

Anônimo disse...

Mas está tudo parvo! Porque raio tem o barco a remos de participar no forum da Sesimbra FM? Porque raio não pode usar um blogue para faze-lo, porque raio? Porque raio alguem tem de participar numa caciquice que ninguem dá importancia?
Só é bom chefe de familia quem participar no bloque da Sesimbra FM?
Caro anónimo, se passa o dia a ouvir rádio no trabalho e, se ainda por cima ouve tudo o que lá se diz, não deve trabalhar grande coisa!
Boa Barco a Remos, espero que mantenha regularidade!

Anônimo disse...

realmente esta tudo parvo........dasss

Anônimo disse...

Aquilo não e um programa com credibilidade para se debaterem problemas sérios, nomeadamente no que diz respeito á saúde,O sr Capítulo o sr Amadeu eo sr Rui Novo, Socialistas de gema podre,andam a ver se conseguem ter algum protagonismo,poi o tapete que tinham por baixo dos pés foi-lhes tirado á já muito tempo por isso estes temas e as entrevistas ao jornal de Sesimbra com fotos de alguns dos nomeados, não passam de encomendas feitas por medida.

Anônimo disse...

Sim parece que Rui Novo que caiu aqui de para-quedas e cuja simpatia parece que não é grande, agora é muito amigo do Sr Capítulo(vaidoso)penso que este sobrenome não lhe fica mal,será que realmente tem interesse no bem estar das populações ou é só $$$$$$$ e mais não digo......

Anônimo disse...

Gostar, gostar gosto de ler de comentários de comunas que se queixam de fotos de protagonistas da oposição, quando de há ano e meio a esta parte não há jornal, pasquim, folheto ou brochuras em que não apareça um comuna seja de lista ou fora dela. E quando se perspectiva que não vão aparecer, como é o caso de iniciativas na Quinta do Conde, lá vem uma carrinha buscar uns quantos ali ao Largo do ABAS. Ai, desculpem, ao Largo do Município.

Quanto aos programas desse Sr., cheira-me a avença futura ou até (já) presente, pois ele, e algumas pretensas jornalistas e seus familiares, fazem campanha diáriamente.E podiam ter mais cuidado com o português, que não lhes ficava nada mal. E a audiência já não é assim tão pequena, pois liga muita gente de fora deste concelho.
Mas assim é que se vê. E não se vê de mais modo nenhum.Não há mais nada para ver.

Anônimo disse...

Mas o Sr. Capitulo é socialista ??

Anônimo disse...

Em relação ao anónimo das 8:59 tem razão nem é socialista nem comunista, mas se calhar será um oportonista parvo daqueles que dão tiros nos pés.
Mas como a grande ambição era ter um lugar ao sol (talvez presidente da câmara)tem que dar de vez em quando umas valentes cambalhotas.

Anônimo disse...

Antes que me engasgue não acham que isto é uma conversa de merda?...

É que este blog fala de coisas sérias.

Ou isto tem de acabar à remada?

Anônimo disse...

Barco a Remos, vamos lá elevar o nivel.
Então se na RTP o ditador Salazar arrisca-se a ser o Português mais ilustre, é de admirar que num forum de uma rádio local, alguem venha com saudosismos?
De quem é a culpa?
Não será de muitos politicos do pós 25 de Abril que sempre tiveram receio de falar abertamente de 48 anos de Fascismo?
48 anos de ditadura não se apagam por decreto, nem as mentalidades se mudam ou alteram por golpes de mágica.
É necessário, sem complexos, assumirmos a nossa História, os nossos erros e de uma vez por todas não ter medo das palavras. Salazar foi um ditador que é o principal responsável por essas mentalidades mesquinhas que por aí andam á solta sem saberem usar a Liberdade que Abril lhes deu.
A livre expressão de pensamento são conquistas de Abri.
A canalhice é uma herança salazarenta.
Pexito Xalreiro

Anônimo disse...

Ora aqui está uma resposta à altura e dentro da linha que este blog vem seguindo.
Os responsáveis por este blog, em especial o “barco a remos”, tem o dever e obrigação de não deixar cair estas conversas interessantes, em coisas sem nível e que denotam uma baixeza de carácter.
Nem sempre estou de acordo com as pessoas aqui focadas, mas há uma coisa que posso testemunhar, pelos muitos anos que já levo de Sesimbra., tanto o Capítulo como o Rui Novo são gente séria e que se têm batido por causas, como a Mata de Sesimbra, o projecto da Avenida, de entre outras coisas que por aí caldeiam. Quanto ao resto se são socialistas, comunistas ou outra coisa qualquer pouco me importa, e se acaso têm ambições políticas, não vejo nenhum mal nisso o único mal que posso ver aí é o facto de nenhum deles ter responsabilidades políticas nesta terra, pois se tivessem, outro galo cantaria.
Se esta minha conversa valer de algo que seja para os incentivar, por isso neste mês da mulher aqui fica um beijo para estes dois Homens de Sesimbra
E sejamos crescidinhas crescidinhos.
Lurdes B.

Anônimo disse...

ò dona lurdes esqueceu-se na sua prosa do sr Amadeu penim ou estava distraida, se calhar naõ gosta muito dele e quanto as causas porque se tem batido são causas perdidas,e já agora viva o metro até Sesimbra como vê anda muito distraida, os principais inimigos dos socialistas são os próprios socialistas por isso é que existem estes desabafos!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Mas existem socialistas em Sesumbra ?

Anônimo disse...

Não sou socialista. Tenho outras opções partidárias. Mas João Capitulo e Rui Novo contam-se entre as pessoas que, não tendo a minha opção partidária, sabem defender a sua terra e separam de forma salutar os interesses partidários dos interesses dos Sesimbrenses.
Só a coligação dos interesses que ocupa o executivo camarário de Sesimbra estará interessada em denegrir a sua imagem bem como a de todos aqueles que possam contribuir para uma alternativa democrática ao poder autárquico unanimista de Sesimbra.

Anônimo disse...

Já não existe é água clara.
Está turva.
Não vejo nada ca névoa.......

Anônimo disse...

isto é facção socialista dos que estão na prateleira a defender os camaradas, aproveitem que que eles correm por amor á camisola no interesse dos sesimbrenses........
a água é clara quando não a poêm escura.

Anônimo disse...

aproveitando o comentário anterior,até na água turva só não vê que as personagens em questão estão sedentos de protagonismo e são vaidosos,ai se a câmara muda para a linha socialista que eles defendem.
Talvez a água se torne clara como um espelho,a ver vamos.

Anônimo disse...

Francamente não aprecio este tipo de lavagem de roupa suja, principalmente quando se trata de “roupa” clara.
Vem esta “peixeirada” de algumas pessoas ou melhor coisas que têm intestinos, mas não garanto que tenham cérebro, a propósito de um tal “fórum” de qualidade duvidosa, e que terá chamado à colação o “saudoso” António de Santa Comba.
Conversa de peixe podre acaba sempre por cheirar mal, como alguns comentários aqui colocados que deixam transparecer mentalidades pequeninas (para ser simpática com esses seres rastejantes).
Na verdade, como diz “Claro como a água” tentar denegrir as duas pessoas que estão em causa, como outras que poderão vir a seguir faz parte de uma estratégia que inviabilize, a criação de uma alternativa séria e credível que poderá mudar Sesimbra e nos devolva os nossos valores correndo de vez com as “arquitectices” que por aí vão crescendo.
Também eu não sou socialista, ou melhor não sou do PS, mas conheço os seus protagonistas em Sesimbra e em especial os que daquele partido se apoderaram.
Por isso se volta houvesse naquele partido e que as ditas pessoas aqui em causa quisessem assumir e protagonizar essa mudança, também eu estaria disposta a dar o meu contributo para uma reviravolta nesta terra e sobretudo nas mentalidades.
Para finalizar se o dito “Fórum” fosse o motivo para despoletar algo que pudesse alterar a coisa pública em Sesimbra, até eu ficava fã de tal programa radiofónico.
Quanto à terceira pessoa, para não ser indelicada, deveríamos tentar esquece-la.
A crítica é um valor e uma conquista da Democracia. È sempre salutar, mas algumas coisas que aqui escreveram dão-me vómitos e justificam o estado a que Sesimbra chegou.
M.M.

Anônimo disse...

Felizmente que em democracia governa quem ganha eleições. Pela vossa conversa até o PSD devia mandar...........

Anônimo disse...

A\C Pexito Xalreiro

Duas achegas:

1.º - Se estivessemos no tempo de Salazar, a pesca em Sesimbra não estava no estado em que está;

2.º - A saúde do país (e principalmente de Sesimbra) não se encontrava tão debilitada.

E não me falem em 25 de Abril e Liberdade, porque a liberdade que nos deram é apenas para o "deixa andar", para liberalizar abortos e salas de chuto.
A liberdade que tanto ostam de apreguar, não dá saúde,tira.

Pexit@

Anônimo disse...

o anónimo das 02:59 ainda acredita que Salazar foi o salvador da pátria. Já agora, na lista de coisas que aconteciam se Salazar fosse vivo, lembre-se que os nossos filhos e netos continuariam a morrer e a ficarem estropiados em África, por um pedaço de terra que nunca foi nosso.

Anônimo disse...

será que as ex colónias estão melhor agora???
Não me parece...

Anônimo disse...

FDX K MERDA DE SITE: VAO_SE FODER

Anônimo disse...

PUTA K PARIU. CARALHO PARA TODOS XUPEM A VOXA PROPRIA PIROCA CABROES :/