3 de abr. de 2006

Sesimbra em 5.º!

O jornal Correio da Manhã noticia hoje que 20 por cento dos municípios portugueses, ou seja, 57 no total, estão impedidos de contrair empréstimos por terem já atingido o limite máximo previsto na lei. Ora, estas 57 autarquias apenas podem recorrer a empréstimos para a construção de habitação social e para acesso a fundos comunitários.
Não deixa de ser curioso que Sesimbra seja apontado como um caso preocupante no que diz respeito ao aumento da sua percentagem de endividamento, aparecendo num honroso quinto lugar da lista negra dos 57.
«O município de Lisboa, que, de Junho a Dezembro de 2005, aumentou o endividamento em 362 por cento, lidera os executivos municipais que atingiram o limite da capacidade de endividamento, mas o Porto (154 por cento), Vila Nova de Gaia (151 por cento), Vila do Conde (145 por cento), Sesimbra (131 por cento) e Setúbal (129 por cento) são casos igualmente preocupantes (…)», refere o jornal.
Apetece perguntar, como é possível que se deixe chegar a situação a este ponto?
Não admira que depois sejamos confrontados com políticos r(v)endidos a promotores imobiliários.

Um comentário:

Anônimo disse...

As pessoas de Sesimbra estão a ser vigarizadas descaradamente por essa cambada de políticos incompetentes e, pelos vistos, mais qualquer coisa pois não se vislumbra, nem com muito boa vontade, onde foi gasto tanto dinheiro. Se olharmos para os outros Concelhos, e não é preciso andar muitos quilómetros, vê-se obra feita. Boa ou má mas muita obra feita nestes últimos 32 anos. E em Sesimbra o que é que foi feito de importante ou que custasse muito dinheiro? Nada! A freguesia do Castelo é a única da Grande Lisboa que não tem rede de esgotos. Vergonha! As ruas do Concelho já se esqueceram do que são dois metros quadrados de alcatrão. Vergonha II. Agora vão vender parte do Concelho. Vergonha III. Certamente para liquidar essas dívidas esquecendo-se que o futuro dessa terra é o mar. E do mar, ao contrário do que eles pensam, não é só a pesca que é rentável. Há mais, muito mais riqueza para explorar. Enfim, Pexitos! Políticos convencidos, cheios de conversa e de mania. E o resultado que dá é uma expectativa de vida africana para os seus filhos e próximos futuros descendentes. Basta comparar.