7 de abr. de 2006

Eu é que sou o presidente da Junta!

O jornal ‘O Sesimbrense’ publicou uma entrevista ao presidente da Junta de Freguesia de Santiago, Félix Rapaz. O que me atraiu no texto foi o título completamente estranho: «Não faço política com os óculos escuros», que me obrigou a ler a entrevista duma ponta à outra, na expectativa de perceber o sentido da afirmação, se é que ele existe de facto, porque não fiquei grandemente elucidad@. Há, no entanto, alguns excertos desta entrevista que tenho de partilhar. Deliciem-se!

«Félix Rapaz assume-se, acima de tudo, como um cidadão que não prescinde dos rituais que cumpria antes de ser presidente da Junta (…).»
Calma! É apenas um presidente de Junta!... Sem querer menosprezar a função, há centenas deles por esse país fora!

«Como se define?
Considero-me uma pessoa muito prática, muito de andar para a frente, e tenho a noção de que não há sociedades perfeitas. A sociedade é feita pelo homem que tem sempre um lado mau, um lado perverso, mas tem também um lado bom e então as sociedades são moldadas à semelhança do homem e eu acredito que a sociedade que fosse harmoniosa, era uma sociedade de tédio e alienação. Temos de ter a noção de guerra e, para tal, temos de conceber também a paz e vice-versa. Temos de conhecer sempre os contrários.»
Qual era a pergunta mesmo?

«Estou envolvido no Desportivo de Sesimbra, na Misericórdia, no ‘Raio de Luz’, na Freguesia e numa série de actividades, mas não deixo de ser cidadão, independentemente de ser Presidente da Junta.»
Desculpem lá, mas não percebo como é que uma coisa invalida a outra.

«Não consigo estar na política sem fazer o meu ritual. De manhã, vou ao café como sempre e brinco.»
Ah bom! Pensei que estivessem a falar de rituais estranhos ou macabros. Fico mais descansad@. Mas… assim sendo, que mal tem ser político e ir ao café?! Duh!

«Costumo dizer que só me sinto o Presidente da Junta quando estou na procissão das Chagas, quando tenho aquele ar formal; tirando isso não me sinto.»
Sem comentários.

«Sou cidadão, não faço política com os óculos escuros. As pessoas até pensar que sou disparatado, mas isso não me interessa porque sou assim.»
Óculos escuros?... Continuo sem perceber… Mas deve ser limitação minha. Não me passa pela cabeça pôr em causa uma afirmação proferida pelo homem que se sente presidente da Junta na procissão das Chagas.

«Sou uma pessoa como as outras, tenho é uma outra forma de ver e fazer as coisas, tal como todos os outros, tenho as minhas cobardias, dúvidas, não sou nenhum super herói.»
Daqui, só se pode concluir que Félix Rapaz é o primeiro a achar que, de facto, não é comum como todos os outros. Eu sou @ segund@. Um homem que não faz política de óculos escuros, que se sente presidente de Junta na procissão das Chagas e mantém o ritual do café pela manhã, é, de facto… diferente.

8 comentários:

Anônimo disse...

Qual é a diferença entre um presidente de junta e uma turista americana?
É que o presidente de junta não usa óculos escuros!

Anônimo disse...

Se o entrevistado é o presidente da junta de freguesia da vila de Sesimbra bem pode limpar as mãos à parede (com ou sem óculos escuros) pois deve ser o presidente da pior junta de freguesia de Portugal. Há dúvidas? É só dar uma voltinha pela Vila e, depois, comparar com qualquer uma desde o Minho ao Algarve passando pelas da democraticamente deficitária Madeira até à do Rabo de Boi, lá para trás do cú do mundo. Ele há cada pavão!!!

Anônimo disse...

O Preesidente da Junta tira os óculos escuros mas o Sr. Manuel dos Santos tem de os pôr e bastante graduados para ver bem a freguesia de Santiago!. A pior Freguesia??? Só para um miope! Nada pior que cuspir na sopa.

Anônimo disse...

Oculista, já que deve ver tão bem diga-nos lá ao menos uma entre as muitas centenas que seja pior que a de Santiago, Sesimbra. Uma, por favor.

Anônimo disse...

Não respondeu à minha pergunta...? Porquê a pior?

Anônimo disse...

Oculista,
Também não respondeu à minha pergunta. E seria bem mais rápido, não?
Será que nunca foi mais longe que a freguesia do Castelo? É o que parece.
Andam por aí a oferecer viagens a diversas localidades do País a troco da compra de umas panelas e uns tachos. Aproveite e compare. Mais que não seja pelos tachos, já que está embalado...

Anônimo disse...

Sr. presidente, tenha vergonha e seja honesto. Sei que isso lhe pode custar o ordenado, mas pelo menos tente, pois nós os pexitas temos muitos defeitos, mas não somos parvas de todo.
Tenha juízo, mesmo com óculos escuros.

Anônimo disse...

não se enervem. não vêem que o sr desde que se licenciou sabe deus em quê o Dr. subiu-lhe à Cabeça