22 de jul. de 2009

Não acredito em bruxas, mas que as há...


Notícia publicada no Correio da Manhã, a propósito do incêndio no concelho de Sesimbra:

(...)
QUERCUS SUSPEITA DE INTERESSES IMOBILIÁRIOS
A Quercus suspeita de que haja interesses imobiliários por detrás do incêndio que destruiu mais de cem hectares de floresta na Herdade da Apostiça, em Sesimbra. "Sabemos que as zonas ainda verdes de Seixal e Almada são muito apetecidas e há muitos anos que existem interesses de urbanização na zona ardida", diz ao CM Carla Graça, presidente do núcleo de Setúbal da associação ambientalista, frisando não poder "apontar nada de específico". De qualquer forma, o CM sabe que a PJ de Setúbal está atenta aos fogos na Margem Sul.
Recorde-se que em 2003, quando Isaltino Morais era ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente, esteve para nascer na Mata de Sesimbra um megaprojecto imobiliário de 5200 hectares. O projecto da Pelicano previa investimentos de 800 milhões de euros em vários aldeamentos turísticos com capacidade para trinta mil pessoas. Foi o actual Governo que em 2007 chumbou o plano.
Quanto ao impacto ecológico do incêndio, a dirigente da Quercus desdramatiza. "Os incêndios fazem parte do clima mediterrânico e a vegetação regenera-se. Não é um desastre ecológico, mas coloca questões ao nível da gestão florestal", diz, apontando "problemas clássicos" como "perímetros urbanos mal definidos, com o mato a entrar em casas das pessoas".

DISCURSO DIRECTO
"2 FOCOS INDICIAM MÃO CRIMINOSA" (Octávio Machado, Presidente Bombeiros Vol. Palmela)
CM – Há muito tempo que não se via incêndios de tão grande dimensão na Margem Sul.
O.M. – Sim. Já não estava habituado e causa-me algum espanto. As condições meteorológicas ajudam a explicar e o facto de terem aparecido dois focos, o que indicia mão criminosa. Mas há muito a fazer em termos de planeamento florestal. (...)

3 comentários:

Anônimo disse...

Eles queimam tudo, eles queimam tudo e não deixam nada; os Verdes e os comunas estão caladinhos, caladinhos...

Anônimo disse...

"INTERESSES IMOBILIÁRIOS"... Não!!!... a sério?!?!.. ninguém diria.. :o/

Anônimo disse...

Interesses imobiliários na Apostiça, hahahahahahahaha!! (a rebolar no chã a rir!!) Isto há gente que se lembra de cada uma... E então relacioná-los com incêndios, realmente...que mentes perversas...chiça.

Ah, atenção aos tradicionais períodos de discussão pública em Agosto (n sei pq me lembrei disto agora!). Convém ir dando uma espreitadela ao site da CMS, não vá o Diabo tecê-las!