15 de jul. de 2009

Euromilhões

O folclore tem sido tanto que a última edição do jornal 'Notícias da Zona' anuncia que saiu o Euromilhões à Quinta do Conde. Também o mais recente 'Sesimbra Município' escarrapacha nas páginas centrais um 'Plano Integrado de Valorização da Quinta do Conde' que permite aos quintacondenses sonharem com o paraíso à face da terra num estalar de dedos: rede de ciclovias, complexo desportivo municipal, requalificação do polidesportivo do Pinheiro, espaço de desportos radicais, parque dos pinheiros, parque dos eucaliptos, requalificação urbana da Cova dos Vidros e do antigo Largo do Mercado, Pavilhão Municipal Multiusos, Centro de Inovação e Participação Associativa, Comunidade de Inserção, Campo Scout, Biblioteca Municipal, Auditório Municipal, e, e, e... Uff!
De facto, a Quinta do Conde precisa de muita coisa. Todo o concelho precisa de muita coisa. Pena que só se pense nisso a poucos meses de eleições autárquicas e que a imagem do concelho ideal esteja sempre, nestas alturas, a um curto passo de distância, quando todos sabem os anos que demoraram a fazer com que se chegasse até aqui. Está oficialmente declarada aberta a pré-campanha eleitoral. E, pior, é grave que se utilize, uma vez mais, o 'Sesimbra Município' para fins panfletários e propagandísticos.
Como diriam os criativos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a propósito do Euromilhões... "CDU, a criar excêntricos desde 2009"!
Já agora, falando dos problemas reais. Ponha o dedo no ar quem ainda não tem saneamento básico. Sim, no nosso concelho, virado para o turismo, isso ainda é uma excentricidade! Esperemos pelo próximo boletim. Pode ser que nos façam sonhar também.

5 comentários:

Anônimo disse...

A falta de vergonha pindérica do PC está no ar!
Este anuncio parecem-se com as frases gastas do benfica e do sporting no inicio de cada epoca futebolistica, estes politicos, assim como os adeptos dos referidos clubes, colocam-se em bicos de pés para afirmar que agora é que é, enquanto esfregam as mãos, esquecem-se de dizer que desde 74 governam o concelho e nada fizeram para alterar o estado de coisas.

Joao Augusto Aldeia disse...

     Quer a candidatura da Frente Marítima de Sesimbra (onde estão incluídas as obras na Fortaleza e na marginal poente) quer a da Quinta do Conde (onde estão incluídas uma Biblioteca, um cine-teatro e um pavilhão multiusos — para citar apenas obras de maior vulto) surgem por causa da abertura de concursos para fundos comunitários: o das Frentes Marítimas em Maio de 2008, e o dos Bairros Críticos em Junho de 2009. Será que a União Europeia marcou as datas do QREN com fins eleitoralistas? Não me parece.
     Participei nos grupos de trabalho que prepararam essas candidaturas e custa-me ver esse trabalho abordado com este estilo. Acredito que seria útil haver uma discussão política sobre se esses investimentos seriam necessários, ou oportunos, mas esta maneira jocosa de colocar o assunto dificulta precisamente essa discussão.
     Quem falou em "euromilhões" foi um jornal local, em grandes parangonas na capa de uma das suas edições: suponho que isso tenha como objectivo criar um efeito atractivo nos leitores. Já um outro jornal local tinha feito algo parecido com a primeira candidatura. Pessoalmente, tendo eu também essa responsabilidade de escolher os destaques da capa do jornal O Sesimbrense, não o faria. São critérios jornalísticos. Dar grande destaque a coisas que poderão vir a ser notícia de grande relevo, mas que ainda o não são, não me parece uma opção feliz.

Alice Erce disse...

pois sr.J.A.Aldeia, tá tudo certo, excepto dizer-se que as necessidades infra.estruturais da vila da Quinta do Conde não são de hoje e estão a surgir muito depois da criação das necessidade resultantes do crescimento desproporcional patrocinado pelo gabinete de projecto em que se transformou a câmara PC que lhe paga o ordenado e a outros mil funcionários.
Fica-lhe bem essa sua necessidade de defender a sua entidade patronal, no entanto nem tudo tem desculpa ou justificação plausivel. Os factos são os factos, e a verdade é que a câmara de Sesimbra está a colocar o onus de resolver o problema por si aalimentado numa candidatura que usara dinheiros do governo central e da comunidade europeia. Caso isto não se concretize, a desculpa está encontrada, nós propuzemos (câmara) eles é que não resolveram (governo e UE, fugindo dessa forma às suas responsabilidades.
Estas técnicas do PC não são novas.
um beijo.

Joao Augusto Aldeia disse...

Não percebi o que é que critica na candidatura. O post do blog, pelo menos, é mais claro: não critica os investimentos mas sim a calendarização que diz ser eleitoralista. Pareceu-me uma argumentação minimamente séria e por isso resolvi expor a minha opinião. Agora, no seu caso, será capaz de debater estas ideias sem insinuar que as ideias dos outros são compradas? É que esse é um argumento que revela fraqueza na discussão de um assunto que nada tem a ver com isso. Ajudar a preparar uma candidatura complexa e que consegue verbas importantes para a autarquia, será isso criticável? Tenho visto criticar funcionários por não trabalharem, será que também se criticam por trabalharem? É-se preso por ter cão e por não ter?

Anônimo disse...

Devia consultar o euromilhoes.void7.com só para não se confundir....