24 de jul. de 2009

O Trânsito (parte III)

Sim, a entrevista não foi brilhante, e tem dado assunto para desdobrar em vários posts, e este não é, certamente, o último que publicarei sobre o tema. Mas, de facto, basta atentar à forma como começou, para perceber que a entrevista não poderia correr bem. O presidente da Câmara fala durante cerca de 20 minutos... O que é muito tempo... e aumenta as probabilidades de dizer muita coisa. Coisas mais certas, e coisas menos certas. Acontece a qualquer um.
Mas basta escutar os primeiros 5 minutos da conversa para perceber que a coisa só podia correr mal. (O que nasce torto...)
Ora bem, o autarca começa por reconhecer que "é óbvio que existe um problema de trânsito em Sesimbra". Até aqui tudo bem. Mas a primeira justificação apontada é, a modos que, estranha. Diz Augusto Pólvora que a vila "não foi dimensionada para o trânsito automóvel", sobretudo porque o seu "núcleo antigo, com centenas de anos" foi criado "numa época em que nem sequer havia carros".

Alguém é capaz de explicar ao senhor que, apesar de parecer estranho, o mundo surgiu primeiro, depois os dinossauros, mais tarde as pessoas, as ruas e as casas e, só muito recentemente apareceram os automóveis?...

6 comentários:

Anônimo disse...

Diz Augusto Pólvora que a vila "não foi dimensionada para o trânsito automóvel".

Sr. Augusto, então a solução é simples, retirar os carros da vila!!! Julgava-o mais intelegente.

Anônimo disse...

O Alberto João é que tem razão...

Anônimo disse...

...que tal por os olhos no exemplo de Porto Covo???...

Anônimo disse...

A vila de Sesimbra deveria ser um espaço pedonal, exceptuando o trânsito de moradores, cargas e urgências, com parques nas entradas e transportes públicos a toda a hora. Isso devolveria o espaço público aos sesimbrenses. Mas o presidente da câmara preferiu entrar no sistema de especulação imobiliária e de negociação de contrapartidas com o promotores imobiliários, para assim obter parques de estacionamento mesmo centro da vila. Tudo isto, em vez de lhe retirar o trânsito, puxa-o para o centro da vila. Os erros estão à vista. Destrói-se brutalmente a beleza da nossa terra, subestituíndo-a por mais e mais betão.

Anônimo disse...

Um autarca que está à cerca de 20 anos ligado ao pelouro do transito em Sesimbra e que ao fim deste tempo alem de não ter soluções , no Verão manda condescender com infrações ao código da estrada na Vila ...Já agora era engraçado saber qual a intervenção da nossa Protecção Civil no sentido de corrigir o facto de haver inumeras artérias antigas "entupidas" impossibilitando o acesso de veículos prioritários e a aguardar algum incendio ou outra catástrofe .

Anônimo disse...

O problema dos parques pagos, é tão simples como este! Porque é que pagando eu os meus impostos e taxas, estatais e municipais, digamos assim, tenho ainda de pagar estacionamento cada vez que vou a Sesimbra em trabalho ou beber um café à noite? É um roubo e um abuso! Seja em sesimbra seja em Lisboa, seja no Samouco. O trânsito em Sesimbra e o estacionamento estão piores que nunca e, não por existirem mais carros não senhor. É por má decisão nos percursos. Má decisão na construção permitida. Cada vez está pior!