3 de set. de 2007

O Regresso

O início do mês de Setembro marca o fim da “silly season”. Mas, na abertura da nova “season” política concelhia, Fernando Patrício, articulista no jornal ‘Nova Morada’ e elemento da bancada comunista na Assembleia Municipal de Sesimbra, publica no referido jornal mais um artigo de opinião absolutamente “silly”, para não dizer pior. Não tendo aprendido com o primeiro erro, Patrício volta a comparar a actuação dos socialistas à do ministro da propaganda de Hitler. Comece-se por dizer que Patrício sabe tão bem do que fala que redige erradamente o nome do político do 3.º Reich. Em vez de “Goebbels”, Patrício escreve “Goebels”, comendo-lhe um “b”.
Goebbels compreendeu como dominar os meios de comunicação de massa e é-lhe atribuída a afirmação de que “qualquer mentira repetida até à exaustão acaba por se tornar uma verdade”. Mas isso Patrício sabe, até porque é, precisamente, por essa afirmação que inicia a sua crónica. Mas o que Patrício talvez não saiba, (mas pode consultar na wikipédia) é que Paul Joseph Goebbels foi, por algum tempo, comunista, e esperava que uma revolução salvasse a Alemanha da dificil situação social em que se encontrava. Rejeitava o capitalismo, mas também a democracia e acabou por se tornar um anti-semita fanático. A determina altura do seu percurso político, Goebbels é enviado por Hitler para dirigir a propaganda em Berlim (uma área de influência comunista, onde o movimento Nazi não se tinha conseguido implantar fortemente). Diz a wikipédia que, «já na sua primeira acção em Berlim se denotam em Joseph Goebbels os métodos de inspiração comunista. No bairro proletário de Wedding, ele alugou uma larga sala de audiências que costumava ser utilizada pelos comunistas. Os placares anunciando o evento imitavam o estilo e as palavras usadas pelos comunistas.»
Mas esta é apenas uma custa lição de história que não deve ser lida como nada mais do que isso.
Voltemos, por isso, ao artigo de Patrício que inicia por “Goebels”, passa para a lei de financiamento dos partidos, para chegar até ao “pistoleiro da Quinta do Conde” e às ameças “à integridade física” a elementos da CDU. Depois disto, Patrício ainda faz questão de sublinhar que é gerente comercial numa empresa privada, e manda cumprimentos a alguém que tem um “toyota branco” e lhe tirou fotografias à casa, para, finalmente, fechar o texto lançando acusações a um vereador do PS.
Independentemente das razões de Patrício, da justeza, ou não, das suas críticas e dos recados que manda pelo jornal, parece-me que um “Goebels” ali metido, a foice e a martelo, e pela segunda vez (porque já num artigo anterior, Patrício chama ao texto o ministro nazi) é completamente descabido e soa demasiado a um certo discurso madeirense onde os adjectivos “fascistas”, “cubanos” e afins são usados com a mesma leviandade.
O mote está dado: inicia a “season”, igualmente “silly” e muito “foolish”.

14 comentários:

Anônimo disse...

É bom verificar o regresso em grande forma de "Barco a remos".
Sabe lá esse tal Patrício o que é fascismo.
Pobre Patrício que já anunciou 8 vezes a inauguração pelo seu correligionário e presidente da Câmara de Sesimbra de uma rotunda construída pelo Instituto de Estradas…

Anônimo disse...

Afinal eles são da família?
Quem diria, eu cá tinha as minhas suspeitas, agora tenho certezas.
oh Fernandinho, vai mas é dar banho ao cão!

Anônimo disse...

mas hitler era facho ou comunista ?

Anônimo disse...

Mas esse Patrício da CDU, e lider da bancada comunista na Assembleia municipal, apenas tem como tarefa propagandear aquilo que o presidente da Câmara quer que seja badalado. Os dois, juntos, não valem um. Primeiro pela falta de capacidade. Depois pela ausência de verdade.
Realmente, as principais obras de monta que estão a ser efectuadas no concelho, contráriamente ao que diz, não são da autarquia. São da responsabilidade directa do poder central. Pois é o Ministério da Obras Públicas que está a levar a cabo toda essa empreitada, de Sesimbra ao Seixal. E de Azeitão a Sesimbra, etc.

Anônimo disse...

Vai à zinga

Anônimo disse...

O Barco a Remos esta a ir ao fundo, a Magra carta cadavérica, mas que rica sociedade de blogs. Quem vos tratava da saúde era eu, iam achar o Patricio um Santo.

Anônimo disse...

O quê é o comparsa do Patrício!
Chiça que nessa "família" nínguem se aproveita.
Até o gato ladra!

Anônimo disse...

Este PCP de Fernando Patrício é o PCP no seu estado puro. Sem corantes nem conservantes.
É bom que surjam estas manifestações tão genuínas do PC profundo para que a ninguém se iluda com o trasformismo de alguns dos seus membros.
Depois de Carlos Afonso temos Fernando Patrício.
“Assim se vê a força do PC”

Anônimo disse...

Este miúdo devia era ter vergonha e enumerar o que a CDU não fez com os milhões em dois anos.
Soa a desculpa esfarrapada a tentativa de atirar areia para os olhos lançando farpas aos adversários
Jovem, a democracia não se solidificou com demagogias nem com mentiras. E muito menos pelos comunistas.
Vá para a escola ou então dedique-se a outras lutas.

Anônimo disse...

Maga, confesso que estava com saudades suas.
Esteve de férias em Copacabana?Em Cuba?Na Rússia?
Admito ter pensado que a Maga estaria nas lides caseiras. Disparate, com o tempo todo nos blogs, esta sra. presumo que seja anticapitalista, deve recorrer a empregada de limpeza, não inscrita na segurança social.
Pensei eu.

Anônimo disse...

Ele há por aí muita gente camuflada, mas o nome é que os traiu, senão vejamos: Esse jovem chama-se Patrício, diz-se anticapitalista, mas comunista.
O dicionário de Língua Portuguesa esclarece tudo sabe, e então:
Patrício é propriamente um adjectivo que seignifica aristocrático. E esta hem!
Comunista e aristocrático?

Anônimo disse...

Oh! Jaquim, Tás parvo.
Quais obras públicas do poder central ?

Vou comprar-te uma lupa bem graduada.

Anônimo disse...

O muro de Berlim já caiu há uns anos. Só é pena que o comunismo ortodoxo tenha conseguido refúgio em Portugal. É incrivel como há tanto disso no nosso concelho.

Anônimo disse...

Ai, atento, presta mais atenção. O muro de Berlim caiu, outros muros entretanto se ergueram e ainda mais se hão-de erguer.
Abre os olhos,já que ostentas o nome. Procura ficar atento ao que se passa em algumas fronteiras de países muito democráticos. Investiga e deixa-te incomodar por esse tipo de ortodoxias...