4 de set. de 2007

Início do ano lectivo

O início do ano lectivo no concelho de Sesimbra tem sido, nos últimos anos, principescamente assinalado com a realização de um grande banquete oferecido à comunidade educativa. Este evento tem merecido ferozes críticas
pelo esbajamento panfletário (promover uma festarola para centenas de pessoas não é coisa que se faça com meia dúzia de tostões), sobretudo porque há escolas onde os professores são obrigados a pedir aos encarregados de educação, com jeitinho, algum dinheiro para suportar fotocópias, visitas de estudo e... papel higiénico. Apesar disso, a autarquia tem feito finca pé em promover este banquete anual e 2007 não será excepção. Mas, ao que parece, há novidades.
No Sesimbr’Acontece de Setembro é anunciado que o evento terá como tema a banda desenhada. Mas... pasmem-se! Desta feita não estão a pedir aos convivas que se mascarem de Homem-Aranha, Flash Gordon, Hulk ou de X-Men. Segundo a publicação, todos os participantes serão convidados a levar «um livro de banda desenhada para ser oferecido às bibliotecas escolares». Apesar da promessa eleitoral de ‘Carnaval todo o ano’, a autarquia decidiu, ao que parece (e bem), pôr fim ao baile de máscaras em que tinha transformado a recepção.
Mas há mais inovações. A edição ’07 do banquete para a comunidade educativa não terá lugar nem na Fortaleza de Santiago, nem na Quinta dos Sonhos, mas sim, na Escola Básica 1 / JI da Quinta do Conde.
Note-se ainda que, em entrevista ao jornal ‘O Sesimbrense’, a vereadora da Educação, Felícia Costa, quase dá a mão à palmatória quando recusa a denominação de ‘recepção à comunidade educativa’. «Prefiro chamar-lhe um momento de homenagem e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por professores e alunos», disse. E acrescenta: «Vamos fazer um encontro no dia 14 (...)». É impressão minha ou há aqui uma alteração de discurso e de postura?
Não posso ainda deixar de sublinhar uma outra afirmação de Felícia Costa: “Iremos aproveitar para falar do que se pretende realizar durante o ano”. Assim, como quem não quer a coisa, a vereadora até vai procurar falar de alguma coisa importante durante o convívio. Até porque convém, não vá o pessoal pensar que aquilo é só mesmo banquete e festa. Definitivamente, algo mudou. E sente-se nas entrelinhas o desalento de Felícia Costa por ter de limitar o seu querido festim anual de auto-promoção.

7 comentários:

Anônimo disse...

Custa muito ver os outros fazer aquilo que nós não conseguimos. Temos pena...........

Anônimo disse...

o homem tá parvo! custa ver meter o rapinho entre as pernas a viola no saco e dar a mão à palmatória e assumir a gestão parola, festiva mas vazia da Festicia nos seus pelouros, nomeadamente na educação.

Anônimo disse...

concordo. o homem só pode estar pirulas.
ou então deve comer bem do mesmo tacho.

Anônimo disse...

Calma! E o rapaz do Castelo. Não vai abrir a sua corte para a festança.

Anônimo disse...

cheira-me a comedor do mesmo tacho e quem sabe um bocado Polido

Anônimo disse...

Não conseguimos, alías nunca quizemos, não queremos e não permitimos. Podem ficar com a taça que eu levo a "bicla".
Em 2009 acertamos contas, pois o último a rir é o que ri melhor. Fiz-me entender!

Anônimo disse...

Eh!Pá.Isto está a azedar.

Calminha !

Temos que começar a armazenar papel higiénico para oferecer às Escolas esquecidas pelo Ministério da Educação, pois foi aí que ele faltou e, se sobrar algum rolito oferecemos ao anónimo aqui de cima pra limpar as lágrimas de tanto rir, ou outra porcaria qualquer...