26 de set. de 2007

Também quero!!

Uma sala cheia recebeu na sexta-feira o debate sobre a ‘Educação e a Escola Pública’ organizado pelo grupo de reflexão sobre o concelho de Sesimbra - ‘Observa’ -, que contou com as participações do reitor da Universidade de Lisboa, António Nóvoa, e dum fundador do Movimento da Escola Moderna, Sérgio Niza.
Em vésperas da reconstituição da antiga lota na praia de Sesimbra, foi com alguma surpresa que vi entre o público a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Sesimbra, Felícia Costa.
Foi também com surpresa que a vi entre o público, e não na mesa. Não porque eu ache que ela devesse estar na mesa, mas antes porque acho que ela acha que lá deveria estar.
Foi porém sem surpresa que ouvi a intervenção da vereadora durante o período de debate. Sem rodeios, Felícia Costa antes de dirigir a sua pergunta aos oradores, fez questão de se afirmar admirada por ver a sala cheia de professores, quando poucos comparecem às acções realizadas pela Câmara sobre Educação. Será que a vereadora acha mesmo que esta foi a forma mais correcta de os atrair?
É curioso... Porque também eu fiquei admirad@ por ver a vereadora entre o público num evento que não foi organizado pela Câmara.

«Quando se trata de educação, nenhum político tem dúvidas, nenhum comentador se engana, nenhum português hesita. Palavras gastas. Inúteis. Banalidades. Mentiras. O que é evidente, mente. Evidentemente.»‘E vid ente mente. Histórias da Educação’, António Nóvoa (Asa, 2005) [Retirado do folheto de apresentação da sessão.]

19 comentários:

Anônimo disse...

O mais patético foi ver a vereadora da educação a repreender os professores por não comparecerem nas realizações por ela promovidas na Câmara. Felícia não percebeu ainda que a generalidade dos professores a olham com indiferença, se não mesmo com desconfiança. E as tentativas deste género para inverter a situação só servem para piorar as coisas. Há algo que Felícia nunca conseguirá esconder - a sua falta de qualificação para desempenhar as tarefas de vereadora da educação (e da cultura). Aquilo que ela faz é a promoção indiscriminada de iniciativas, que lhe permitem dizer que produziu acontecimentos, mas falta-lhe a dimensão política que confere sentido a essas mesmas iniciativas. Felícia estaria muito melhor numa qualquer organização privada de solidariedade social, ou num organismo equivalente, do que na vereação da Câmara Municipal de Sesimbra.

Anônimo disse...

Sim é verdade. A Dra. Felicia tem qualquer coisa que faz lembrar a Sra. Supico Pinto do Movimento Nacional Feminino

Anônimo disse...

Maga, ajude a Felicia, vá lá Maga.

Anônimo disse...

Ora aconteceu algo de relevante na minha Terra.
Muito bem , quando será apróxima?
Venham mais, que os politicos precisam de aprender.

Anônimo disse...

Mas, desculpem, que iniciativ@s sobre educação são promovidas pela Câmara? A recepção à comunidade educativa/jantar/carnaval?

Anônimo disse...

a Madame Min tem razão. Está na hora de entrar a Maga. Uma maga qualquer.

Anônimo disse...

Creio que o melhor pelouro para a vereadora Felícia será mesmo o dos cemitérios. Uma vez que a Sra. é lenta, convencida e pimba!

Então admirou-se pelo facto duma iniciativa, que não foi promovida nem apoiada pela autarquia, tivesse despertado mais interesse e mais participação por parte da comunidade educativa que por outras realizadas com os dinheiros públicos?
Mas estava à espera de quê?
Que autoridade moral, cultural e política tem para ficar tão irritada?
Olhe, aproveite para aprender!

Anônimo disse...

E da educação não estava ninguém a dar apoio ? Ninguém é como quem diz pois onde vai um vão cinco ou seis.Maga incluída.

Anônimo disse...

Penso que o próximo encontro do género está marcado para novembro. O tema será o "turismo e o mar".

Anônimo disse...

a felicia prometeu o que não pode cumprir. ainda bem que está no fim. andar, andar lá pó seixal.
e aprenda a fazer politica, não fantochadas.
aprenda e abandone o barco. enquanto pode.

Anônimo disse...

Não há euros para obras, mas há para carnavais.
Quanto custou a lota? Quantos milhares foram gastos naquele arraial?
Não há pão, mas há festa.
E esta hein?

Anônimo disse...

A resposta ao excelente trabalho realizado por este executivo na área da cultura, são eventos requentados, de valor dúvidoso, e que o único mérito que têm é o de mobilizarem meia dúzia de tolos que não sabem o que querem.
Mas esse é também o nosso papel, mostrar o melhor caminho, a quem por ignorância ainda não o conhece.

Anônimo disse...

A vantahem desta Maga Patalógica é que ela nos ajuda a não esquecer aquele lado sinistro, ultramontano e perverso do aparelho do Partido Comunista.

Anônimo disse...

Já alguém pensou na possibilidade de a Maga ser um socialista a fazer contra-politica? É que de facto, não acredito que exista alguém tão estupido assim!

Anônimo disse...

como é que alguém consegue dar tantos erros e pensar que opina?
mas também acho que este anónimo aqui por cima tem razão.o rosa está a tornar-se encarnado ou negro.

Anônimo disse...

Então temos um Socialista estúpido, não é anónimo das 1:09 PM

Anônimo disse...

Deve ser um daqueles xuxas que estão na Cãmara a sacar o deles...e são acérrimos defensores da MATA, sabe-se lá porquê???

Anônimo disse...

Xuxas nesta autarquia, dizem que são 57 (entre Assessores, secretários e secretários polícos), o último parece que entrou por causa do orçamento participativo.....mas não há crise, com mais ou menos buracos quando chegarem as eleições eles estarão cá novamente.....

Anônimo disse...

Esta iniciativa saiu mal aos frustrados do BE e do PS. O triste Fortunato lá tentou puxar o tema para as questões locais à espera que ali surgisse uma movimentação de massas contra a Cãmara, mas a coisa saiu-lhes mal...