27 de fev. de 2006

E o palhaço o que é?

Ontem saiu à rua o desfile de Carnaval da vila de Sesimbra. Não há frio, vento, ou chuva que demova os mais foliões. É vê-los a sambar, a abanarem-se, a saltitarem como mais lhe convém e como mais gostam. O Carnaval permite, de resto, a quem gosta da quadra, uma certa liberdade. Expõem-se vontades, expõem-se desejos, expõem-se corpos, expõem-se rabos, expõem-se verdades. Vestem-se máscaras e despem-se os cinismos. Tem uma certa piada podermos dar largas à nossa imaginação e sermos maus actores por alguns dias.
Hoje, mais uma vez, centenas de palhaços vão sair à rua. Este ano, no entanto, há menos palhaçada, até porque, à semelhança do que aconteceu nos anos anteriores, já não nos venderam a promessa de que vão tentar inscrever o evento no livro Guiness dos recordes.

7 comentários:

Anônimo disse...

Eu até nem sou um grande adepto do Carnaval, mas acho piada à forma como os sesimbrenses se envolvem nele, nas suas formas mais tradicionais. Mas esta cópia do formato brasileiro, fazendo uso sempre dos mesmos motivos e inventos é pouco interessante. Mas se querem ser originais, porque não transformar o cortejo numa oportunidade de crítica política e social? Seria uma boa ocasião para estimular a criatividade e a autonomia da sociedade sesimbrense face aos constrangimentos que lhe são impostos pela falta de oportunidades para manifestar as suas opiniões independentes. Nesse caso teríamos o Presidente da Câmara e os restantes veriadores a ser caricaturados pelo seu mau desempenho.

José Carlos

José Carlos

Anônimo disse...

Oh, José Carlos
Eu pensava que já não existiam pessoas ingénuas como você.
Acorde e pense lá um bocadinho. Se é a Câmara (Presidente e Vereadores) que paga às escolas de samba... então? Está a ver, não está?
Isso da liberdade de expressão sem represálias é que é mesmo uma situação carnavalesca!

Anônimo disse...

Meus amigos, leiam as letras dos Bigodes de Rato, do Trepa e depois comentem.

O pirata de Cara de M@u

Anônimo disse...

Yah, meu, isto é o carnaval de Sesimbra não confundas com o de Torres, de Ovar ou de outro sitio qualquer. Tudo o que há para dizer, está patente na letra das musicas, e aí o Carnaval de Sesimbra é ORIGINAL....

E não se esqueçam, hoje é dia do ENTERRO DO BACALHAU!!!

P@lh@cinh@

Anônimo disse...

o Arcanzil tem razão.. o que não falta é letras a criticar a politica.

Tripa- 1º ano; Estado da nação

Bigodes de Rato - Guerreiros de Santiago;

AH MAS SÃO PIRATAS!! QUE CARA DE MAU TEM BARBA ROXA PERNA DE PAU!!

Anônimo disse...

Há pá...
Barco a Remos
Tás sempre a meter os pés pela cabeça...
Não mistures o cortejo dos palhaços com o desfile de carnaval de escolas e grupos. Ai sim, deve- se fazer sátira, critica, seja lá o que for.
O Desfile dos palhaços é um evento para toda a familia, desde o mais pequeno ao mais velho, fantasiar-se e brincar livremente. Não queiram fazer de tudo aproveitamento politico. Deixem o povo brincar...
A democracia para alguns foi muito má, pois só sabem criticar, mas fazerem alguma coisa pela nossa terra tá quieto... Vai lá vai...

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!