7 de fev. de 2006

Publicidades duvidosas

Tenho por hábito dizer que a publicidade na imprensa não funciona comigo. Isto porque, além de começar a ver as revistas e jornais do fim para o princípio, já desenvolvi um dispositivo que desliga, automaticamente, quando os olhos passam por páginas e quadrados atraentes. Provavelmente tenho esta convicção mas, inconsciente e inadvertidamente, acabo também por ser influenciad@ pela publicidade. Certamente, menos do que as restantes pessoas. Até porque, muitas vezes, consigo reconhecer uma imagem que vi algures, mas não lhe associo a marca.
Curiosamente, numa das últimas edições do jornal ‘Nova Morada’, os meus olhos pararam numa publicidade. E, contradição das contradições, não havia uma imagem berrante. Era antes uma ‘nota de imprensa’, como anunciava o cabeçalho, com origem na Câmara Municipal de Sesimbra. O texto era uma resposta do presidente da autarquia ao Bloco de Esquerda em relação a um assunto sobre o qual já me pronunciei neste blogue e que, por isso, escuso-me de repeti-lo. Esta atitude parece-me a mim bastante duvidosa e questionável. Não deveria ser através de publicidade paga nos jornais que o executivo camarário responde às acusações de partidos políticos. Há espaços próprios e bem demarcados para desenvolver esse tipo de discussão. Se, alguma das partes não consegue respeitar isso… temos pena. Todos nós perdemos. Aqueles que pagam impostos e vêm o seu dinheiro aplicado desta forma. Os partidos políticos que ousam confrontar a autarquia, porque vêm a discussão reduzida a publicidade paga. E… bom, há sempre alguém a ganhar no meio disto tudo: a imprensa regional. Por este caminho, (e a julgar pela verba que a autarquia tem prevista para aplicar em publicidade no orçamento para 2006), vão terminar as dificuldades que tanto têm atormentado os jornais e rádios do concelho. Pelo menos os que ainda não se tinham vergado ao tesouro Pelicano.

Nenhum comentário: