16 de fev. de 2006

Mais uma vez... a Arrábida e a obra

A Lusa divulgou, curiosamente, no dia de S. Valentim, o mais recente episódio sobre o Parque Natural da Arrábida. Porque, quando se pensa que, no que ao PNA diz respeito, já nada nos pode surpreender… Chuta-se numa pedra e sai de lá mais uma pérola.
Passa-se que, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carlos Sousa, tem vindo, nos últimos tempos, a aprovar alguns projectos para o PNA. Surpreendidos? Pois isto ainda não é nada. Porque, segundo este autarca, «há cerca de meia dúzia de novas construções que beneficiaram do deferimento tácito devido à falta de pareceres técnicos do PNA». Ou seja, «desde há alguns meses que o PNA não está a cumprir a sua função de dar informação técnica em relação aos projectos para aquela zona de paisagem protegida, o que permitiu que alguns proprietários exigissem o deferimento tácito». Segundo a lei, diz a referida notícia, a autarquia é obrigada a aprovar os projectos se o PNA não emitir os pareceres técnicos solicitados no prazo de 30 dias.
Mais há mais! Ora, a actual directora do Parque, Madalena Sampaio admite que a comissão directiva do PNA não se reúne desde o Verão passado, razão pela qual não tem emitido os pareceres solicitados pela autarquia.
E agora, passo a citar a notícia:
«Segundo Madalena Sampaio, a Comissão Directiva do PNA tem dois vogais, um nomeado pelo Instituto de Conservação da Natureza (ICN) e outro pelas três autarquias da área do parque - Palmela, Sesimbra e Setúbal -, mas o primeiro deixou de aparecer no principio do ano passado e o segundo desde o último Verão
«A directora do parque lembrou que a Comissão Directiva ainda conseguia apreciar alguns processos quando contava com a presença, uma vez por mês, do arquitecto Augusto Pólvora, mas este também deixou de comparecer às reuniões quando começou a campanha eleitoral para as eleições autárquicas, uma vez que era o candidato (e agora presidente eleito) da CDU à da Câmara de Sesimbra, inviabilizando definitivamente as reuniões da Comissão Directiva
É preciso dizer mais?
Indirecta ou directamente, deliberadamente ou não, a obra nasce: casas, construções, cimento e betão!

5 comentários:

Anônimo disse...

Barco a Remos,
assim é que é. Tu é que sabes! Em que jornal foi? Era bom que fosse bastante difundida a notícia porque "aquela zona protegida" ainda integra grande parte da nossa Freguesia do Castelo onde várias construções têm tido deferimento tácito do PNA, obras absurdas, e antes desta bandalheira, o Parque opinava por tudo e indeferia todos os nadinhas!
Ninguém vê isto??

Anônimo disse...

VERGONHA...VERGONHA...VERGONHA...VERGONHA...VERGONHA...VERGONHA...VERGONHA...VERGONHA...VERGONHA...VERGONHA...

Anônimo disse...

E para quem ainda tiver dúvidas basta meter-se no carrinho e dar uma voltinha pela Maçã, Sampaio, Pedreiras, Pocinho e Calhariz.
Coitados dos pescadores! Atraiçoados (vendidos) por troca com licenças para construção abusivas dentro do PNA. É só lá ir e ver. E se alguém quiser nomes é só ver quem autorizou (assinou) as licenças. Simples, não é?

Anônimo disse...

O POPNA é importante sem sombra para dúvidas, mas será que desde o dia 16 só está a pensar no carnaval para não ter escrito mais nada???

O Concelho debate-se com mais problemas e não podemos estar calados...Será que o SAP irá fechar pelas 22h a partir do mês de Março??? Porque será que antes do 25 de Abril até maternidade tinhamos em Sesimbra e com o 25 de Abril tiram-nos tudo?? Volta Salazar estás perdoado!!!

PorSesimbr@

Anônimo disse...

Parece mentira, mas será possível que o carnaval não permita que actualize o seu blog???? ou será que essa tripa só lhe faz andar de calças na mão?!?

PorSesimbr@