23 de mai. de 2007

Folha de couve, o Regresso

Há muito que não comentava aqui as pérolas publicadas no boletim municipal. E, de facto, este último merece não passar despercebido. Sobre a parca referência que é feita por esta publicação à Festa das Chagas, pouco mais haverá a acrescentar ao que já foi escrito no blogue Magra Carta. Não posso, porém, deixar de sublinhar o último parágrafo da nota que o ‘Sesimbra Município’ dedica ao assunto. Segundo este boletim, «durante as festividades, teve lugar a tradicional feira», e todos percebemos, como bons entendedores, que se estão a referir ao arraial, como sempre foi chamado, embora, verdade seja dita, o seja cada vez menos. Por fim, limitam-se a acrescentar que no «stand da autarquia foram apresentados alguns dos projectos que irão transformar Sesimbra nos próximos anos». Resumindo, a festa ficou reduzida, neste boletim, a uma breve nota em página par, sendo que metade do texto não diz nada sobre a festa propriamente dita, e a outra metade fala do stand da autarquia.
Na página 9 brindam-nos com mais uma pérola. Na breve intitulada ‘Junta na internet’, que noticia o novo site da Junta de Freguesia de Santiago, termina-se dizendo: «Idosos, crianças e estudantes também terão o seu lugar na página, como adiantou Félix Rapaz, presidente da autarquia»... Ai se o arquitecto vê isto...
Por outro lado, quase que como resposta a um post anterior que aqui publiquei, os responsáveis pelo boletim decidiram inserir uma fotografia do outro lado da manifestação contra o encerramento do SAP. Ou seja, já não nos aparecem apenas o recém-nomeado «presidente da autarquia», Félix Rapaz, nem o verdadeiro presidente da autarquia, Augusto Pólvora de braços cruzados, e mais dois ou três. Agora sim, há população reunida à beira da estrada. Embrulhem!
Continuando na saúde, o boletim fala duma acção de protesto que terá tido lugar ontem, organizada pela comissão de utentes da Quinta do Conde, apesar da informação de que a construção do centro de saúde avançaria ainda este ano. Sobre isto escrevem que «os utentes vão manter o protesto (...) para protestar». Bom, outra coisa não seria de esperar. Embora, como já se percebeu, há protestos pela saúde que podem servir para outras coisas. O importante é ter lá sempre um fotógrafo a jeito que apanhe a população reunida à beira da estrada e não... o outro lado. Assim, até parece que o protesto teve mesmo como principal objectivo... protestar.
Há também uma notícia sobre a hasta pública dum terreno na Avenida dos Náufragos, onde a autarquia pretende levantar mais um bocadinho de betão para turistas e 340 lugares de estacionamento. A sua construção, escrevem no boletim, vai exigir uma «remodulação» dos acessos existentes. Fiquei sem perceber se a ideia é mesmo remodelar ou voltar a modular. Seja como for, a intenção é meter mais prédios em cima da praia. Continuo sem perceber porque raio ainda chamam “arranha-céus” ao outro!Enfim, muito mais haveria para dizer, mas o texto já vai longo. Já agora... se querem ler má prosa, passem os olhos pelo artigo sobre a quinzena do peixe-espada preto.

24 comentários:

Anônimo disse...

eu nunca vi tanto erro numa publicação só...... nem analisando os jornais do concelho, na totalidade e não morrendo de amores por nenhum mas lendo com a possivel frequencia, consigo encontrar tantos erros ortograficos e de sintaxe...vai la vai, bela observação. serão formados em que esta gente do gabinete de imprensa da camara de sesimbra....profissionalismo procura-se

Anônimo disse...

estive a ler com atenção o artigo referente á quinzena do peixe-espada preto.Aquilo nao é má prosa, é analfabetismo mesmo.

Anônimo disse...

Haverá em Sesimbra gente interessada e capaz de parar este descalabro? Haverá nesta terra alguém inteligente capaz de pôr um ponto final nesta asfixia, nesta morte lenta? Eis o verdadeiro problema. A gestão de Augusto Pólvora e do Partido Comunista só tem para oferecer betão, descaracterização, populismo, traição às suas origens e práticas anti-democráticas.
Quando Penim ocupava a presidência, Pólvora mandava na sombra e despachava o lado impopular da sua política para o primeiro. Era assim que se alimentava a sua reputação de técnico "competente", mas a partir do momento em que as posições se inverteram caíram ambos em desgraça. Hoje, já não há ilusões quanto à natureza reaccionária das políticas adoptadas. A Câmara de Sesimbra, para além de desenvolver uma gestão incompetente e limitada a todos os níveis, tem uma política urbanística liberal. Aquilo que estão a fazer com a Vila de Sesimbra, que querem fazer na Mata de Sesimbra e que vão fazer na Quinta do Conde é equivalente a liberalizar os despedimentos, ou a privatizar a segurança social. Nenhuma cosmética conseguirá ocultar isto. Sobretudo aquele lado de populismo sul americano que transparece de operações como o "orçamento participativo", que colocam alguns incautos sesimbrenses a corresponsabilizar-se com uma política orçamental que ninguém pode discutir nem influenciar. Isto é, a estrutura do orçamento está errada do princípio ao fim, e depois há uns trocos que são colocados à discussão, como se se tratasse de um jogo de berlinde. É claro que não tem interesse nenhum discutir o que fazer com meia dúzia de tostões, quando o grosso da despesa e das receitas já está completamente afectada. Acaba por ser a democracia representativa e a "democracia participativa" no seu pior.

Anônimo disse...

Como se o povo já não tivesse responsabilidades suficientes, o Sr. Presidente agora também quer pôr a responsabilidade dos desvarios e dos gastos em cima do povo. Mas o povo está contente. Aparece a rir nos posters "Eu Também Decido!"

Anônimo disse...

O comentário das 2:17 AM , pelo seu modo abrangente e altamente perceptível a toda a gente, ilustra o que realmente se passa, neste momento, no concelho de Sesimbra. Parabéns.

Anônimo disse...

ao comentário das 2:17AM, eu decidi que nao os queria no poder, mas houve que decidisse o contrario ( possivelmente os que figuram na capa do boletim municipal/Avante dos pobrezinhos).
apesar de todos decidirmos, há ums que dicidem mais que outros.
( obrigado e parabens pelo seu comentário)

Anônimo disse...

Perspicaz e acutilante, como sempre!
Mas...há ali uma parte do post, mais ou menos a meio, que não percebi...
Terei sido a única?

Anônimo disse...

Orçamento participativo + polvora+penin = sovietização do concelho

Alguém tinha duvidas sobre estes aprendizes de Staline?

Anônimo disse...

Continuo sem perceber aquela parte do post...a do presidente da autarquia...Alguém me ilumine!

Anônimo disse...

Não percebeu, mas os assessores que escrevem o folha de couve já e já se adiantaram: querem o Félix para candidato para o augusto poder ganhar com uma margem ainda maior. Então vão "deixando" passar estes pequenos erros. "Descuidos sem intenção".

Anônimo disse...

Não me levem a mal.
O Félix já não é presidente de uma autarquia? Ou a Junta de freguesia é que deixou de ser uma autarquia? Essa é que é a minha dúvida!

Anônimo disse...

A sopa de pelim está a dar bastante relevo ao Felix Rapaz, estou a advinhar uma coligação pos eleitoral BE/PS.

Anônimo disse...

O orçamento participativo vai ter uma reunião hoje no Auditório Conde Ferreira pelas 21:30, não falte. Para calar a boca aos profetas da desgraça.

Anônimo disse...

Ainda ninguém me explicou!
Então o Félix deixou de ser presidente de uma autarquia?

Anônimo disse...

fazem mais comentarios num blogue do que sugestões nas reuniões do orçamento...LAMENTAVEL SESIMBRA!!!!!!!!!! manifestem-se onde podem ter a oportunidade de ser ouvidos. nao tenho outra palavra senão "LAMENTAVEL"

Anônimo disse...

É notável o desespero deste último anónimo. Já ninguém passa cartão aos comunas. E eles estrebucham.

Anônimo disse...

Os comunas andam nervosos.

Anônimo disse...

A quinzena do peixe espada PRETO..
E a exposição que está no Auditório é do peixe espada BRANCO..
Será isto racismo??

Anônimo disse...

Só pode ter sido ideia da loira que jánão é loira..

Anônimo disse...

Por acaso também reparei..Fui visitar a exposição e achei estranho não ter legendas, texto. Acho que não tiveram tempo de acabar..É tudo feito à pressa e sem sentimento..

Anônimo disse...

ao anónimo das 3:57
Calar a boca? A quem?
Quantos lá estavam?
Nem aqueles que acreditaram em vocês lá metem os coutos.
Desinteresse. É o crédito que merecem.
Calar a boca?
Quantos estavam na Cotovia?
Profetas? Esperem pela próxima.

Anônimo disse...

QUANDO FAZES OUTRA CRÒNICA NOVA???
Actualiza este Blog..

Anônimo disse...

E aproveita explica a gralha do Felix...

Anônimo disse...

O autor deste espaço já se rendeu?