12 de jun. de 2007

Site CMS

Visitei pela primeira vez o site da Câmara Municipal de Sesimbra que está ainda em fase experimental, como fazem questão de anunciar logo na homepage. Mas, depois de tanto aguardar a inauguração deste espaço há muito anunciado, aquilo que nos oferecem é... uma navegação turbulenta e enjoativa. Não me refiro, como é óbvio, a aspectos técnicos, mas sim informativos. Este é... e algo que me diz que continuará a ser, o calcanhar de Aquiles do actual executivo.

Ora vejamos...
Comecemos pelo que escrevem sobre a Carta Educativa do concelho: « (...) a Câmara Municipal de Sesimbra avançou para a elaboração da primeira Carta Educativa do Concelho. Contou para isso com a parceria do Conselho Municipal de Educação e com o trabalho dos técnicos da Autarquia». Não se estarão a esquecer aqui de ninguém? Ou melhor, duma certa e determinada empresa? Omitir não é mentir. Omitir, neste caso, é desinformar.
Noutra área do site é feita uma breve descrição dos diversos espaços culturais existentes no concelho. Não pude deixar de estranhar o facto de referirem que o ‘Espaço Atlântico’ «foi inaugurado a 25 de Junho de 2007». Algo que «foi» em data que ainda há-de vir é... curioso.
O site refere ainda os principais acontecimentos culturais. E pegando numa barbaridade que já uma vereadora tinha escrito algures, repetem que a ‘Exposição Internacional de Artes Plásticas’ cumpre o objectivo de «globalizar a expressão cultural e contrariar o obstáculo da interioridade». Dizer isto uma vez é mau, mas voltar a repetir é... asnice! «Globalizar a expressão cultural»?! «Interioridade»?! Deve ter sido nesta tirada brilhante que um certo e determinado ministro se inspirou para dizer que a margem sul é um deserto.

Bom, pela amostra junta, o melhor é não ir mais longe na exploração deste site. Continuem a mandar postais pois pode ser que dia acertem.

8 comentários:

Anônimo disse...

Sempre o mesmo pexum: críticas à forma, nada sobre a substância. É que no conteúdo há muito por onde pegar, mas o vosso pexeiro não chega lá. Enjoam em mar de cravos, é o que é.

Anônimo disse...

Se não tivessem as vossas mentes tão turvadas pela defesa das decisões deste executivo e das vossas cores, como se de um clube de futebol se tratasse, entenderiam que este texto é uma critica à substância partindo da forma.
Ou seja, que pode ser mais concreto que omitir a contratação de uma empresa unipessoal cuja sigla até é o nome de uma determinada Dra. Serrote, que viajou do PSD ao PCP pelo preço de uns milhares de contos!
Que pode ser mais concreto que pegar numa fase absolutamente idiota da vereadora para justificar que la não sabe o que faz e que ser vereador da cultura é diferente de ser vereador da festa e do arraial.
Boa barco a remos, tou de acordo contigo, gostem ou não, tu estas com a razão.

Anônimo disse...

A tentativa de separar a forma do conteúdo (ou da substância) é uma característica muito típica dos estalinistas. Estaline, ele próprio (ou os seus apoiantes, entre os quais se conta o PCP), sempre justificou as atrocidades que foi comentendo no decorrer do seu consulado com os resultados, que supostamente eram óptimos. É a teoria de que os fins justificam os meios, ou dito de outra forma, os gulags, os fuzilamentos sumários, as perseguições políticas, o terror, os acordos sem princípios, as mortes de muitos milhões de pessoas, tudo se poderia justificar se contribuísse para o "socialismo" (leia-se a União Soviética e os seus aliados). Hoje não restam dúvidas acerca das desastrosas consequências de tal orientação.
Quando a informação promovida pela câmara deturpa a verdade dos factos, isso não é apenas uma questão de foma, pois corresponde a uma política deliberada, que pretende ocultar o que existe de menos defensável no seu comportamento. Ou seja na substância da sua política.
A forma tem sempre a ver com o conteúdo e com a substância.

Anônimo disse...

Tantos assessores para tantos erros? Porquê?
Barco a Remos, necessitamos, nós bloguers e sesimbrenses, que escreva mais vezes, pois como se deve aperceber,vamos ao blog diariamente à procura destas preciosidades e ...nada. Escreva mais, se puder claro. Faça um esforço por nós.

Agora com o site, o que não vai faltar são assuntos. De resto nunca faltaram.

Anônimo disse...

Eles não enjoam em mar de cravos, eles não sabem é nadar. Estão sempre a tempo de aprender.

Anônimo disse...

Não entrando por vias politicas, de cores, partidos ou lados... e analisando a coisa pelo lado mais tecnicista (mas não muito).. aqui vão alguns dos pontos gerais que fazem o site "mancar" e muito!...
A informação que se encontra serve de grande, o que realmente interessa ao comum municípe e "outsiders" não existe, a informação assim como os menus estão confusos, a navegação é confusa.. uma pessoa às tantas já nem encontra o que quer!.. os PDF estão horriveis (ou não os sabem fazer??), existem links a páginas do site que estão mal direccionados, etc etc etc...
Para uma coisa que demorou quase um ano a nascer, sinceramente! Contrataram um profissional ou isso foi feito por um curioso mal amanhado??
Outra coisa... o site não merece uma Introduçãozita em flash??.. não é assim tão complicado... e Html, é do mais básico que se arranja, mas mesmo assim está mal construído, e este facto vê-se quando o site demora a abrir e quando abre, vêm aos bocados e torto.. Ou então disponibilizem mais bandwith no Server!!.. se é que sabem o que isso quer dizer...
Longe de mim querer fazer publicidade a outros concelhos... mas na linha do que já disse acerca do novo site da C.M. de Sesimbra.. Aqui ficam alguns exemplos de sites bem construidos, alojados, com navegação clara e precisa e com informação clara e útil.
C.M. da Amadora - simples mas útil
C.M. de Almada - sem grandes confusões e com informação precisa
C.M. da Moita - podia estar melhor a nível gráfico, mas os menus estão organizados e de fácil navegação
C.M. de Oeiras - atraente e de fácil navegação, grafismo personalizado
C.M. do Seixal - podia sofrer melhorias a nível gráfico, mas a informação está precisa e bem organizada, facilitando a navegação
C.M. de Setúbal - simples, menús ligeiramente personalizados, e com a informação necessária
C.M. de Palmela - grafismo personalizado e de bom gosto, informação útil disponibilizada rapidamente, fácil navegação
C.M. de Portalegre - excelente introdução, bem organizado, boa informação
C.M. do Montijo - bem organizado

Outro à parte... não seria bom disponibilizar online um dos, senão o mais importante, regulamento do concelho... o R.M.E.U.??!... digo eu...

E aproveito apenas para dar mais 2 exemplos... e dentro do próprio Concelho de Sesimbra - os sites das Juntas de Freguesia do Castelo e Santiago.
O primeiro com informação clara e directa, bem organizado... menús funcionais de navegação dispostos no lado esquerdo e, informação cultural e periódica do lado direito... sem haver confusões gráficas e oculares, poderia estar melhor a nível de grafismo..
O segundo, simples mas bom grafismo, mais uma vez os menús de navegação bem organizados e visualmente identificados e informação períodica através de uma janela central de "Scroll Down-Up" o que evita o deslocamento da janela principal.
Tanto um como o outro suplantam o da Câmara ao nível funcional e de navegação.
Em termos de navegação, o site da Câmara podia apostar num sistema de menús "Drop-down", evitando a confusão de cada menú abrir numa página nova e assim por seguinte com os sub-menús... O sistema actual cria bastante confusão quando se navega através de um site que, supostamente, virá a ter várias janelas. O internauta às tantas já não sabe localizar a informação que quer... ou onde a viu.
Háaa!.. já me ia esquecendo... outra crítica, pena que não seja boa.. mas pode ser construtiva.
Um site de uma instituição deste género, deve apenas ser colocado online quando estiver pelo menos OK a 80%.. quando apenas faltam pequenos ajustes.. Um site deste género nunca deve ser colocado online com informação definitiva (estou a referir-me a toda informação que não vai estar sujeita a alterações, adições, ou revisões) ainda por concluir.. nunca deve ser colocado online, em fase de testes deste género. Os 20% de margem que dei em cima, são referentes à resolução de problemas técnicos, menús que possam não funcionar bem, problemas de alojamento, problemas de rapidez de navegação decorrentes do server.. etc etc.
Colocar um site destes online desta maneira é dar uma má imagem do que se está a fazer, ou seja é dar a imagem de que não sabem criar um site. A fase de testes (pelo que me parece) que estão a realizar agora deve ser feita através de simulação nos browser's antes de ser colocado online.
E têm que pensar que no que diz respeito à internet, o site não vai apenas ser visto por pessoas do Concelho, mas por todo o País ou Mundo. O site é a cara do Concelho, a sua imagem. Por isso, apostem em informação útil geral.. não apenas em informação para "ganhar" votos no Concelho, fazendo propaganda daquilo que está a ser feito ou que vai ser feito (como o mapa mal amanhado e mal centrado, sobre as obras no Concelho)...

Peço desculpa pela extensão do comentário... mas era inevitável quando existe tanta coisa por onde pegar..

Anônimo disse...

O prazo da Sr.ª Serrote já expirou. O que anda ela a fazer agora?? Talvez a tirar trabalho aos que sempre lá estiveram..
Não Há MORALIDADE.. Niguém diz nada e também ninguém faz nada..Tudo cala e por isso consente.
É como uma determinada cantora que ganha à comissão..

Anônimo disse...

A Maga ainda não percebeu que os pxitos já perceberam (e só ao fim de 2 anos) que mais vale morrer afogado a aprender a nadar em mar de cravos. Será pântano de cravos?