7 de mai. de 2007

Erros crassos

O jornal do Sesimbrense noticiou na capa da sua edição de 13 de Abril: ‘Judoca sesimbrense renova título europeu’. No seu último número, no entanto, o jornal desdiz o dito porque afinal a Telma Monteiro não pertence ao Grupo Desportivo de Sesimbra como noticiaram, nem tão pouco é sesimbrense.
Custa a crer como é que uma gralha desta dimensão passa num jornal, independentemente do seu tamanho, cor ou feitio.
Agora, em Maio, o jornal publica uma errata repondo a verdade dos factos. Não, a Telma não defende o “cerise” do GDS. Não, a Telma não é pexita.
Mas mais inacreditável que o erro, é o editorial que a directora do jornal, Isabel Peneque, lhe dedica. A frase com que abre a prosa é arrasadora: «Só não erra quem nada faz!» e continua: «Não, esses também erram porque em nada contribuem para o crescimento do País que, com eles também gasta dinheiro dos impostos dos outros!». Mais adiante, Isabel Peneque continua a sua furiosa crítica: «Por que razão, em vez de olharem para os seus próprios erros, se consomem a exibir e criticar os erros dos outros?»
Eu fiquei deliciad@ com esta abertura! Ora bem, vamos lá a ver se nos entendemos. Todo este episódio se passou nas páginas dum jornal que, por acaso, se orgulha de ser o jornal mais antigo do concelho. É também um veículo de informação que, em princípio, será credível. Como tal, é um espaço onde as pessoas esperam encontrar alguma verdade.
Ora, em vez de assumirem o erro, e de o rectificarem da melhor maneira possível de forma a esclarecer os leitores sobre a desinformação publicada, limitam-se a apresentar uma curta biografia da Telma Monteiro retirada da Wikipédia e a escrever um editorial acusatório sobre quem ousou apontar o dedo ao jornal pelo erro descabido cometido.
Apesar de todo o conteúdo do editorial, que não sei, nem quero saber, a quem se dirige, parece-me que Isabel Peneque está mais interessada em dar uma “respostinha” aos críticos do que em informar os leitores.
Como se não bastasse, a directora afirma-se empenhada em fazer do Sesimbrense um jornal melhor, mas responde que não pode «agradar a gregos e a troianos». Esta é nova para mim! Então mas é suposto um jornal agradar a alguém? Não existem objectivos maiores como aquele de ser «um quinzenário para defesa dos interesses do concelho»?

Eu não espero que o Sesimbrense me agrade. Espero apenas que me informe com credibilidade e com verdade. A confiança que tinha na informação do jornal tem sido traída e o último número foi um duro golpe. Há coisas que demoram muito tempo a construir mas que podem perder de um dia para o outro. Pois bem, está na hora de voltar a construir.

8 comentários:

Anônimo disse...

É curioso observar que uma das primeiras pessoas a chamar a atenção para o lapso foi o antigo director, e ainda colaborador, do jornal. Fê-lo em público, de jornal na mão, dirigindo-se ao actual Presidente da Câmara. Não sei o que mais me comove: se a solidariedade, se a promiscuidade! Está tudo na "Magra Carta", em:

www.magra-carta.blogspot.com

Anônimo disse...

Mas acham que algum orgão de comunicação social consegue fugir debaixo da alçada do PCP ?

Anônimo disse...

eu nao acho tenho a certeza....
pcp..o que é isso???

Anônimo disse...

Não se pode brincar, como os senhores fazem, com a comunicação social livre de Sesimbra....
Quem se mete conosco LEVA.

Pedro disse...

Excelente comentário ao editorial vergonhoso que o Sesimbrense prestou aos seus leitores. Na realidade o Jornal tem vindo a perder qualidade e como assinante que sou coloco em causa a minha continuidade, apesar de me preocupar com tudo o que diz respeito a Sesimbra e a todo o seu concelho.

Anônimo disse...

esse ex director anda muito preocupado com sesimbra e os sesimbrenses...agora que está na reforma e ninguem lhe liga nenhuma lá pelas lisboas!!!porque quando esteve em "altas" e andava no jet-set do país, nem se lembrava desta terra nem dos pexitos,se calhar esqueceu aquilo que fez a uns pexitos jovens quando era selecionador...agora passa a vida a pavonear-se e a falar mal de tudo e de todos como se fosse a voz da verdade, o que vale é que sou velhinho, mas tenho boa memória

Anônimo disse...

É um jornal que transforma a bisbilhutice, ou melhor dizendo, a calhandrice, em noticia, ou algo parecido......

Anônimo disse...

Só num jornal á deriva como o sesimbrense, em que ninguém é responsável, é possível sair uma notícia dessas. Ainda por cima com a fotografia da atleta.
Inacreditável!