20 de mar. de 2009

Felícia opina

A edição de hoje do jornal Nova Morada inclui, no espaço “página do leitor” uma carta que a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Sesimbra, Felícia Costa, dirigiu ao director do jornal, em resposta ao seu último editorial. Vamos então por partes…

1) Felícia Costa considera, segundo escreve, que o direito à opinião é inquestionável, mas lamenta que certas e determinadas “opiniões” surjam descontextualizadas.
Ou seja, a vereadora até nem tem nada contra as opiniões alheias, independentemente do seu sentido, mas opinião que é opinião tem de ter um contexto.
E ninguém melhor do que ela própria para agora vir a público contextualizar a opinião de outros.

2) A vereadora explica, mais adiante, que não quer rebater a opinião expressa no editorial em causa, mas sim “dar a conhecer aquilo que realmente se passa no concelho de Sesimbra e que foi esquecido”… pelo referido “editorial”.
Quem se der ao trabalho de ler a missiva de Felícia Costa constata que a senhora se limita a elencar um conjunto de iniciativas, que ela considera relevantes, como se de uma lista de supermercado se tratasse. Fez, fez, fez, e… fez. Uff, uff, uff e uff e ainda uff!
Julgo que seria bom alguém explicar à senhora que obviamente o chorrilho de eventos, obras e actividades que ela desfia não foi “esquecido” pelo editorial… simplesmente um editorial de um jornal não é o mesmo que um “boletim municipal” ou o “Sesimbra município”. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Uma coisa é imprensa partidária e panfletária, outra coisa é um jornal regional, ok?

3)
Depois deste intróito, Felícia Costa explana o rol de coisas, ao melhor nível duma lista de supermercado, cuja leitura é tão enfastiante quanto calculo que seja a leitura duma lista telefónica.
Ora a vereadora deve ter ficado cansada de tanto escrever porque eu, pelo menos, fiquei cansad@ só de ler…
Mas, como explicar a esta alminha que a definição duma política cultural não tem nada, mas mesmo nada, a ver com a quantidade de obras, “obrazinhas” e “obretas” que ela espalha, sem arte nem engenho, pelo concelho?...

4) Sobre o cineteatro municipal diz ainda a vereadora que “com apenas dois anos de funcionamento o equipamento é uma referência regional e começa a conquistar prestígio além fronteiras”.
Eu até acredito que a vereadora goste daquilo. Mas convém alargar horizontes! O Cineteatro que temos é… como dizer… apropriado. Mas não vamos embandeirar em arco. “Uma referência nacional”?! “Conquista prestígio além fronteiras”?! Será que a senhora sonhou de noite para contar de dia? Afinal temos uma casa da música, um centro cultural de Belém, um coliseu, ou uma aula magna, e ninguém reparou?!

5) A vereadora termina a crónica dizendo que “há quem veja nestas acções um conjunto de festas, festinhas e festarolas”. E esta afirmação é, parece-me a mim, a única coisa sensata que Felícia Costa escreve. Mas isso não é uma opinião, com ou sem contexto, é sim, infelizmente, a nossa triste realidade.

6) Ah, e sobre política cultural a vereadora diz… nada.

57 comentários:

Anônimo disse...

O "contexto" é uma chatice. Pior do que isso: o "contexto" farta-se de criar dificuldades aos que metem os pés pelas mãos. Mais ainda: o "contexto" é que é o verdadeiro responsável de toda a incapacidade destes autarcas! Se não fosse a questão do “contexto”… eles até diriam coisas consequentes, enfim... com raciocínio. Mas como antes do "contexto" há a incompetência, o "contexto" é que tem as costas largas!

I. Videira.

Anônimo disse...

Porra, estes tipos não deixam passar nada. Mas têm razão. A senhora, que se põe a jeito, é insuportável.

Anônimo disse...

“Com apenas dois anos de funcionamento o equipamento é uma referência regional e começa a conquistar prestígio além fronteiras”. Bem, a mulherzinha passou-se! Mais parece o Paulo Portas. Sinceramente, palavras para quê? - É uma vereadora comunista portuguesa, de um executivo aliado ao PSD/CDS, ultra defensora desta santa aliança em Sesimbra. Será que esta coligação (CDU/PSD/CDS) será unica no nosso país? Creio que também nisto Sesimbra não é original.

Anônimo disse...

É mulher? então é para abater!!!!!

Quanto é que se gastou com as comemorações do foral de Sesimbra??? até foi necessário fazer avença com funcionários já reformados, esperem o veredador da época era o dos 5.000 ou coisa parecida não era?? E ainda, será que o comum dos peixitos, notou que existiam comemorações do foral??? áh áh áh a vossa memória curta, só se justifica porque estão como se diz na minha terra " ao farejo do puder".

Anônimo disse...

A sra escreveu um rol de "obras feitas" porque se tratava de um jornal regional e o espaço para escrever é pouco , se quisesse escrever sobre "obra não feita" iria necessitar pelo menos do Expresso ou Diário de Noticias (versão de domingo).

Anônimo disse...

Gostei do comentário do comuna... Num sábado de 2008 fizeram 12 (DOZE!) eventos no mesmo dia, alguns distanciados de uma esquina, cheios até à pinha... de moscas!
Coisas deste género não me parece que seja de gente inteligente.
E, já que fala de assessores... correram com um do cinema para pôr lá dois... que ainda por cima contratam as próprias empresas para alugar equipamentos que a CMS tem (e que até são de topo de gama).
A minha fé é que cheguem ao ponto de nem conseguirem pagar os ordenados dos operários que vejo na beira da estrada a trabalhar... os que verdadeiramente trabalham mas que não ganham quase nada!

Anônimo disse...

Oh anónimo das 13:33 PM, a autarca não é criticada por ser mulher: mas sim, por ser notada como inoportuna, incompetente e obtusa. Acha que o facto merece algum elogio? Olhe que essa porcaria se pega.

Miguel Serrano - Sesimbra

Anônimo disse...

Realmente o executivo de Augusto Pólvora deixa o concelho de Sesimbra endividado, no mínimo, três vezes mais do que o encontrou. Trata-se de um exemplo de desonestidade e de incompetência.

Anônimo disse...

Força Augusto,
Vais-te embora ou quê?
Sim, do PC, convenhamos porque a Festícia tem mesmo aspirações segundo consta por estas bandas.
Com amigas destas...
A propósito de assessores; quantos tem a camara?
10, 12, 15?

Anônimo disse...

1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200

Anônimo disse...

Mas essa senhora opina apenas sobre aquilo que lhe interessa: fofocas, revistas cor-de-rosa, etc. sabe lá ela o que é cultura! Em abono da verdade, a mulherzinha, o Pólvora e os seus rapazolas na Câmara Municipal, de nada mais querem saber que não, e apenas, da sua auto-promoção e vaidade. Confundem animação, ainda por cima pirosa, com tradição e conhecimento. Valha-nos Deus. E os eleitores, claro!

Anônimo disse...

Alguém me sabe dizer qual é a dívida da Câmara?
É verdade ser mais de 12 milhões?

Anônimo disse...

O que se sabe é que triplicou em relação ao mandato anterior. Isto apear das subvenções do Estado para a maioria dos poucos projectos em curso, como: o caso do Cabo Espichel, a repavimentação das estradas, a construção da Escola, a conclusão das Piscinas, etc. E nem precisamos de acrescentar os brutais aumentos das taxas municipais, por iniciativa do executivo municipal. Só do IMI, a Câmara recolhe uma pipa de massa. Essa é que é essa.

Anônimo disse...

Depois disso tudo, o município ainda está mais endividado?
- Francamente! Esta maltinha da Câmara andou, durante todo este tempo, a dizer que a dívida estava controlada, mas enganaram-nos: piorou e de que maneira!
Se com o apoio do estado só fizeram isso, então que andaram a fazer com o dinheiro, como bem foi recordado, do aumento das taxas municipais? Então e todas aquelas promessas eleitoralistas?

Anônimo disse...

Estão admirados de quê? - É o resultado da desonestidade e incompetência da gestão municipal da CDU aliada ao PSD.

Anônimo disse...

PCP e PSD já fizeram mais pelo Concelho de Sesimbra em 4 anos do que o PS em 8 anos. Nós Comunistas sabemos bem o que é a incompetência socialista....

Anônimo disse...

Desculpem envolver-me nesta contenda, mas a blogosfera serve também para isto.
- Quanto à opinião do anónimo das 12:49PM, naturalmente que todos os executivos municipais cometeram os seus erros, assim como faltaram às promessas eleitorais… E, para precisar, convém recordar que foram 27 anos de aliança CDU/PSD que tanto elogia. A verdade é que após o 25 de Abril Sesimbra também não se desenvolveu; é, aliás, um dos concelhos mais atrasados do Distrito de Setúbal.
Para responder directamente à sua questão, como é fácil constatar: - vós, os comunistas, sois os principais responsáveis por esse atraso devido, exactamente, à incompetência. Claro, e sempre com a bengala do PSD! Juntos, têm sido o obstáculo ao progresso do concelho. E não me venha dizer que desenvolvimento é mais betão. Ora bolas.

pexito-do-campo disse...

Onde anda um tal Marco P. ???

Anônimo disse...

Oh anónimo das 12:49 PM, pf, não nos faça rir. Melhor: não nos faça recordar mais de um quarto de século de maioria comunista sempre aliada à direita. Por exemplo, no presente mandato, que tanto elogia, mantém a já célebre aliança não só ao PSD mas também ao CDS/PP. O seu querido camarada presidente da Câmara – que por lá se arrasta há mais de duas décadas, mesmo durante os oito anos dos outros – exactamente esse cromo, tipo “chico cortiça” que anda sempre à tona, esteve na vereação e com graves responsabilidades de tudo o que de mal foi feito; nomeadamente nas áreas do urbanismo e trânsito. Bom, mas da Educação e Cultura nem se fala; a tal senhora que “opina” conseguiu desfazer quase tudo que a sua antecessora deixou.
Por conseguinte, seja honesto e tenha memória. Não nos obrigue a recordar coisas tristes que, ao longo de todo este tempo, têm prejudicado, e de que maneira, a nossa terra.

Anônimo disse...

O anónimo das 12,49h tem toda a razão. Acho que a maior parte de todos nós sesimbrenses ficámos fartos de amadeus e afins.Este anónimo das 12,56h é concerteza um desses individuos que devia ter perdido o tacho, e sózinho faz a maior parte dos comentários aqui presentes.É destes indíviduos que Sesimbra está cheia, e que vêem na política a única forma de saírem da escuridão em que vivem. Vão mas é trabalhar pá.

Anônimo disse...

Este ultimo anónimo tem toda a razão.A maior parte destes comentadores não enganam ninguém.É bem visível a sua proveniência.
Mandá-los trabalhar ainda é pouco.

Anônimo disse...

Claro, deviam ser mandados para um campo de concentração...como na ex-União Soviética. Eis os "democratas" do PCP no seu melhor.

Anônimo disse...

Não se percebe é porque é que o PSD anda metido com esta cambada de comunistas...

Anônimo disse...

Peço desculpa por discordar, mas percebe-se muito bem porque é que o PSD se coliga com os comunistas. Se se pensar na revisão do PDM que está em curso e nos interesses imobiliários que Francisco Luís representa no PSD (proprietários de terrenos, construtores civis, ele próprio com ligações a esta área), ou nos projectos urbanísticos em carteira (Avenida da Liberdade e outros), percebe-se facilmente a conveniência de estar coligado com o actual presidente da câmara. São chorudos negócios em perspectiva. Trata-se de reclassificar terrenos, de comprar "favores", de ganhar posições no terreno. Por outro lado Francisco Luís é uma pessoa muito pouca capaz de ter ideias originais para além de meia dúzia de chavões relacionados com a liberalização ainda maior da construção no concelho, e ele considera que A. Pólvora se vai manter muitos anos no poder, como aconteceu com Ezequiel Lino. Por pensar assim trata de ficar por dentro do poder constituído negociando com o PCP. Dizem, inclusivamente que já está negociado o pelouro que lhe caberá no póximo executivo.
Aliás não foi por motivos muito diferentes destes que os socialistas se aliaram com o PCP nos últimos 8 anos (dois mandatos, um do Amadeu e outro de A. Pólvora).
Como não têm ideias próprias todos tratam da sua vidinha aliando-se com o inimigo.

Anônimo disse...

E que tal conversarmos um pouco, sobre o excelente naipe de candidatos Socialistas aos orgãos Autárquicos?

Anônimo disse...

O PS pode ir a caminho do desastre

Anônimo disse...

A quem é que queriam que o PSD se juntasse?

Aos mediocres socialistas?

Só se eles estivessem doidos.


Comunista Pexito

Anônimo disse...

E por que é que o PSD tem que se juntar com alguém? Têm medo de estar sós? Não sabem o caminho?

Anônimo disse...

Já agora por candidatos socialistas!?
É verdade que o candidato à Junta de Santiago é um tal Adolfo...?

Anônimo disse...

Os dirigentes socialistas, a começar por Joel H Ferreira passando por Cristovão Rodrigues e Manuel J. Pereira, vão mostrando à evidência por que precisam de ser apeados dos seus lugares.

Anônimo disse...

A actual clique de dirigentes do PS transformou o partido numa reserva de assessores de A. Pólvora, ou de candidatos a lugares oferecidos pelo governo (Carlos Lopes), todos supervisionados por uma desilusão chamada Vitor Ramalho. Têm o que merecem, acomodaram-se a partilhar umas migalhas de poder com a força política dominante CDU, abdicaram de lutar pelo poder.

Anônimo disse...

Pobres franganotes socialistas, comparados com os candidatos dos outros partidos que já são conhecidos...

Anônimo disse...

Pelo que dá para ver por ora, o PS é o partido que apresenta piores nomes para os orgãos autárquicos.
Ao que parece PCP e PSD vão avançar com a artilharia pesada. Para o PS são más noticias...

Anônimo disse...

Chamar artilharia pesada a Francisco Luís, a Vitor Antunes ou Ana Cruz nada tem a ver com a realidade. No fundo vão-se todos repetindo sem imaginação - outra vez Pólvora, Odete, Francisco Jesus...

Anônimo disse...

Esta Sesimbra é uma tristeza. Quando a gente olha para estes candidatos que estão propostos, só dá vontade de rir.É a pobreza franciscana no seu melhor.

Anônimo disse...

Realmente o PS está em muitos maus lençois.
Qualquer dos partidos, PCP e PSD, vai arrasar com os candidatos socialistas...
Basta ouvir as pessoas na rua, e os próprios socialistas, para se perceber que os candidatos do PCP e do PSD estão a léguas de distância, para melhor, do que os candiadatos socialistas...

Anônimo disse...

Não vale a pena iludir a realidade. Os candidatos do PS são uma desgraça, mas os seus resultados seriam sempre maus, quaisquer que eles fossem. O PS enterrou-se na lama durante estes anos todos. Mas os candidatos do PSD não são melhores, a começar por Francisco Luís, um desqualificado promovido a cabeça de lista para fazer o frete ao presidente da cãmara.

Anônimo disse...

Penso que, ao contrário do que dizem, o naipe de candidatos é bastante bom e vai proporcionar um amplo debate sobre os problemas do nosso Concelho.
O mais importante para Sesimbra, é existirem opções diferentes para a resolução dos nossos problemas.
Os candidatos que já são conhecidos, permitem essa diversidade de opções.
Ao fim ao cabo é isso que é democracia.

Anônimo disse...

Os Socialistas estão em condições de obter um excelente resultado nas próximas eleições.
Apesar dos candiadatos dos outros partidos serem excelentes , o que vai fazer a diferença são os projectos que vão apresentar, e aí o projecto Socialista leva grande vantagem.

Anônimo disse...

Mas afinal quem é o candidato socialista à Câmara?

Anônimo disse...

É um rapaz da Quinta do Conde

Anônimo disse...

E esse rapaz conhece alguma coisa do Concelho, da rotunda do Marco do Grilo para cá?

Anônimo disse...

A Quinta do Conde tem muita FORÇA...Américo dá um banho a estes pexitos.

Anônimo disse...

Quintacondenses abram os olhos ,estes pexitos e campónios têm a mania que mandam no nosso Concelho. Um Quintacondense na presidência do Concelho era muito bom para todos.

Anônimo disse...

Quintacondense por Quintacondense, mil vezes o Augusto Duarte.
Ele sim é um Quintacondense a sério...
Esse tal de Américo aqui na Quinta do Conde ninguém sabe quem é...

Anônimo disse...

tanto debate que estão prá aí a ter deviam era de ir ver o blogue do tesourinha, esse é que diz umas belas verdades...
o melhor é não votarmos em ninguém...e apelarmos para uma abstenção maciça!!!

Anônimo disse...

Quita condenses a governar Sesimbra? não penso que os pexitos e camponeses permitam um filme desses.

Anônimo disse...

1100 1100 1100 1100 1100 1100 1100 1100 1100 1100 1100 1100 1100 1100 1100 1100 1100

Volta estás perdoado

Anônimo disse...

O 1100??? Ou o 1200??
Quer um, quer outro, já são peças de colecção! Se precisarem de um 600, eu tenho lá um na garagem, que vos posso dispensar!

Vão mas é participar no debate que o tesoura lançou e deixem-se de lérias!!!!

Pólis disse...

O anónimo das 10:24 PM está deslocado no tempo e no espaço.

União Soviética ? Provavelmente quereria dizer Guantanamo.

Anônimo disse...

Não há nenhum deslocamento, quem apoiou a União Soviética foi o PCP, o mesmo que governa Sesimbra há mais de trinta anos.

Anônimo disse...

União Soviética! União Soviética!
Têm mais saudades da União Soviética do que os Comunistas. Estão sempre a falar da União Soviética. Será que não têm mais nada para dizer? Não têm mais argumentos? Deveriam ter,porque este, para além de ser muito fraco, está muito gasto.Uma autentica cassete barulhenta e desafinada que procura calar as vozes dos Comunistas PORTUGUESES (Pró- soviéticos ou não). Desistam, não conseguem !
Eu, enquanto cidadão português, relativamente ao passado,estou mais interessado em saber quem apoiou a ditadura de salazar ou a guerra colonial? No presente, interessa-me que sejam identificados todos os democratas anti-comunistas e anti-soviéticos que conduziram a humanidade para o beco em que nos encontramos.
Quanto a Sesimbra, na minha opinião, tem sido muito bem governada pelos Comunistas e que assim continue pelo tempo que for útil a Sesimbra.

Anônimo disse...

É por esta e por outras que o PCP nunca conseguirá sair do beco em que se meteu. Continuam a ter uma apreciação positiva de uma coisa que se transformou numa catástrofe (URSS) e têm uma cultura anti-democrática. Para além de serem uma fraude como partido político de esquerda no governo das autarquias. Vejam-se, por exemplo, os descarados acordos que favorecem os grandes grupos económicos no projecto da Mata de Sesimbra, ou a especulação imobiliária desenfreada que acompanha a revisão do PDM da Moita, prejudicando os seus habitantes.

Anônimo disse...

Anónimo 12.07

Defina o que entende por cultura anti-democrática. Estou particularmente interessado em perceber a aplicação do prefixo "anti" ao conceito de democracia proposta pelo PC Português, mas antes,sugiro que faça um profunda reflexão sobre Democracia...

Discordo que o PCP se encontre num beco sem saída, julgo que tem sido o Partido mais coerente mais assertivo da sociedade portuguesa, aqui e além Europa. Repara-se na diferença abismal entre o trabalho realizado pelos eurodeputados comunistas e o dos restantes partidos, nomeadamente o Bloco de Esquerda, cujo deputado fez quase nada, defendeu quase nada.

Anônimo disse...

O inconfundível estilo da intolerância que põe alguém de serviço a ordenar aos outros que definam determinados conceitos, como se esse alguém controlasse a restante vida política. Em que reino de fantasia vivem estes pobres funcionários. Limitam-se a defender em blogues aquilo que não estão em condições de defender de forma assumida: a União Soviética. E a nem chegar a entender o que há de anti-democrático na sua concepção de democracia (mesmo na versão light que o PCP costuma usar para disfarçar).

Anônimo disse...

Caro anónimo 2:10,

Devo informá-lo que defendo aqueles que efectivamente trabalham pelo bem comum,que demonstram caracter e franqueza perante os seus adversários políticos, que compreendem a importância de colocar o interesse das populações à frente dos interesses partidários e por isso desenvolvem a capacidade de aceitar o contributo dos demais. Estas e outras caracteristicas são atributos que reconheço no PCP e que, naturalmente, em nada se identificam com as ideias anti-democratas que V. Exa.insiste em atribuir a milhares de portugueses que lutam diáriamente pelo exercício da democracia em Portugal.
Comentários como o de V. Exa., são "inconfundíveis" e demonstram quem são efectivamente os "intolerantes","pobres" de ideias que procuram "controlar a restante vida política", vivendo no "reino da fantasia" da blogosfera (e não só) a defender as políticas desastrosas de sempre,sem coragem para assumir que erraram e por isso continuam a errar "mesmo na versão light a que nos habituaram, para disfarçar."
Respeitosos Cumprimentos

Anônimo disse...

É verdade que o Vitor Antunes se vai candidatar a presidente da junta de freguesia da Quinta do Conde?
É mesmo aquele rapazote que começou a ser comunista e veio da terra dos índios que mal sabia ler e escrever? Agora, é o maior na câmara. O gajo, pensa que é gente fina, porque fala com presidentes.