29 de set. de 2008

Párem lá de bater no ceguinho

«O debate feito pela Assembleia Municipal de Sesimbra, no passado dia 11 de Junho, sobre o Estado do Concelho, do qual foi publicado um resumo nas páginas d’O Sesimbrense, revelou uma característica preocupante do debate público: a visão de um Município como se a sua vida se reduzisse à actividade da Câmara Municipal. É verdade que uma das principais competências da Assembleia Municipal é a da fiscalização da actividade do órgão executivo municipal, mas essa função é exercida ao longo de todo ano; o debate sobre o Estado do Concelho deveria abranger também uma reflexão sobre outros aspectos da vida colectiva. Esta visão algo restrita da realidade não é exclusiva da Assembleia Municipal: ela permeia todo o debate público, seja ele veiculado pelos responsáveis políticos, seja por outras entidades, e nomeadamente em artigos de opinião na imprensa. (...)»

Editorial do jornal 'O Sesimbrense'

8 comentários:

Anônimo disse...

Pergunta-se: Qual é competência da Assembleia Municiapl?
Resposta: Fiscalizar a actividade da Câmara Munbicipal.
Está tudo dito.

Anônimo disse...

Que visão estreitíssima das competências da Assembleia Municipal, que são várias e não apenas uma. Trata-se de um órgão legislativo, um dos três pilares fundamentais da Democracia, e há quem o resuma ao papel de fiscal...
O caso do Urbanismo (PDM) é apenas um exemplo.

Anônimo disse...

O PDM?
Está tudo cozinhado ente PCP e PSD, na Assembleia Municipal, só vai ser feito, o que estes dois Partidos quiserem...

Anônimo disse...

O director do sesimbrense a branquear o papel dos responsáveis políticos do concelho. Eis a forma airosa como tenta encontrar um espaço de sobrevivência entre aqueles que lhe pagam e a quem deve obediência, e os leitores do jornal, que esperam uma palavra de alguma dignidade.

Anônimo disse...

Será que esta Assembleia Municipal, como muitas outras, tem competência, perdão, condições para fiscalizar verdadeiramente a actividade da Câmara?
Será que a maioria PCP / PSD o deixam?
Responda voçê mesmo!
Para alguns admito que sempre será mais fácil chutar para canto e ofender o árbitro.
Enfim, são uns desportistas!

Anônimo disse...

Ainda hoje ouvi na Sesimbra FM, que o líder do PSD na Assembleia Municipal, Francisco Luís, foi eleito representante da Assembleia Municipal, na comissão de acompanhamento do PDM.
Como se sabe, o cordenador da equipa técnica do PDM, é da total confiança de Augusto Pólvora.
É caso para dizer, meteram as Raposas no galinheiro...

Socialista Desconfiado

Anônimo disse...

Só quem anda muito distraído em relação aos reais problemas do concelho pode pensar que a Assembleia Municipal toma, de forma persistente, orientações independentes em relação à maioria que governa a câmara. Ou quem quer ilibar os que realmente governam das suas responsabilidades políticas. Ou quem quer agradar a todos fazendo o jogo dos que realmente mandam.

Anônimo disse...

ao anonimo das 3.06 "socialista desconfiado"alem de socialista é desconfiado,parvo,e surdo não ouvio bem a noticia o sr FRANCISCO LUIS do PSD foi eleito para a comissão de acompanhamento do PDM,com os votos favoraveis dos deputados municipais do PS.afinal quem meteu a raposa no galinheiro?