22 de set. de 2008

Esplanadas

A Câmara Municipal tem feito grande alarido sobre as obras de recuperação e reconversão de espaços públicos na vila de Sesimbra. É, no entanto, com grande tristeza que vemos importantes largos, praças, artérias e ruas a serem descaracterizadas. O Largo de Bombaldes transformou-se numa enorme esplanada, de serviço a um restaurante. Como se não bastasse, essa esplanada foi envidraçada e hoje mais não é do que um prolongamento do tal restaurante que se apoderou do espaço público, estendendo-se para o exterior. Como tudo isto ainda tem pouco de caricato, a Câmara decidiu pôr a cereja no topo do bolo, colocando uns bancos de pedra a decorar o largo. Não terão, por acaso, reparado que os bancos ficam virados para a tal esplanada. E assim, como quem não quer a coisa, o pessoal pode abancar ali, a salivar para quem se delicia com os petiscos do restaurante.
Um pouco adiante, na Rua Joaquim Brandão há um outro restaurante com nome de obra de Ernest Hemingway. E isto quer dizer: mais uma esplanada enorme no exterior. Como o passeio que existe diante da esplanada já é curto para deixar passar os transeuntes, ainda fazem o favor de lá colocar uma ardósia onde anunciam as iguarias confeccionadas. Quem anda por ali a pé só tem é ir para o meio da estrada para se desviar do menu exposto, porque ali é espaço de esplanada e nada mais interessa. Nem a segurança, nem a boa circulação de pessoas.
Mas o que é que se passa nesta terra!?
Como um mal nunca vem só e atrai mais alarvidades urbanísticas, no último boletim municipal, a Câmara anuncia mais obras e mais verbas para obras. Nada de novo quando as eleições se aproximam a passos largos. Cheira-me que, por este andar, cada vez teremos menos calçada à portuguesa e mais esplanadas.

13 comentários:

Anônimo disse...

Falando de calçada à portuguesa, basta ver as maquetes apresentadas nesse mesmo boletim municipal!

A calçada à portugesa em Sesimbra vai simplesmente acabar. Vai haver pedra preta, chão vermelho, toda a porcaria de todas as cores, menos calçada.

Camaradas, é o progresso...

Anônimo disse...

Então é não há ninguem que faça parar esta desgraça que a CDu nos está a impor com o beneplácio do PSD e o silêncio do PS?

Anônimo disse...

Autarcas com dinheiro na mão constituem sempre um enorme perigo. Depois ainda se queixam da lei das finanças locais, que lhes tira receitas. Custa ver como se enterram verdadeiras fortunas para dar largas ao mau gosto e à falta de perspectivas. O que interessa é mudar o aspecto para se dar a ideia que se fez muita coisa. Claro que em muitos casos se mudou para pior. Sesimbra estar a ficar uma terra sem alma, amaneirada com esculturas desqualificadas nas rotundas e muitas esplanadas. Triste sina.

Anônimo disse...

Sim é triste mas é verdade. Esta Camara tudo faz para apagar a memória. Tristeza

Anônimo disse...

Então e o espaço verde que o presidente da câmara disse que ia ser feito em Sampaio por detrás da escola, junto ao infantário?
Se as obras já terminaram, "AQUELE ESPAÇO VERDE" não deixa de constituir uma verdadeira anedota.

Anônimo disse...

Este último boletim municipal deve ter provocado caganeira aos que até aqui apenas sofriam de azia...

É um dos sintomas da dor de corno.

No fundo, no fundo, estes fanáticos do bota-abaixo estão-se a borrifar para o progresso e a valorização da nossa terra. Estão é doridos pelos tachos que perderam ou pelos tachos que lhes estavam prometidos e não ganharam... iam haver tachos para xuxalistas e para betinhos de esquerda.

Por isso há quem diga que a vitória da CDU foi uma verdadeira bomba atómica no sistema reinante.

Continua Augusto! A grande maioria, a que não se manifesta com medo das retaliações xuxalistas, ESTÁ CONTIGO!

assina: pexito idoso com os olhos bem abertos... e um espírito jovem

Anônimo disse...

Os nossos jovens continuam a sair do concelho porque não encontram colocação nem habitação.O concelho de Sesimbra está a perder dinâmica empresarial.Mas, as obras de fachada continuam.

Anônimo disse...

Em relação ao anónimo das 10,14h,tanto quanto sei,a obra relativa a esse espaço ainda não terminou. Há que dar mais algum tempo porque se o presidente disse que se ia criar esse espaço, certamente que terá empenho em que isso se venha a efectivar. Conheço o local e parece-me uma boa aposta.
No entanto as pessoas devem pensar também que não se pode comentar com o intuito meramente destrutivo, como já é hábito cá na terra.
É bom que as pessoas se lembrem que nem tudo tem sido mau e muitas obras já realizadas por esta Câmara merecem o aplauso da população.

Anônimo disse...

Obras de fachada.

Anônimo disse...

Caro Barco a Remos,

O comentário do anónimo da 1:23 AM deveria ser suprimido. Medida básica de higiene. É um atentado à língua portuguesa, para além de que fede.

Pobre Augusto, seja ele quem for! Bem penoso lhe deve ser arrostar com o lastro plebeu deste rebotalho reles com que a canalha se insinua...

Anônimo disse...

Ao amigo da 1:23
Oiça estamos fartos de promessas.
Até agora tem sido fachada e mais fachada.
A obra de bombaldes e Cândido dos Reis eterniza-se contrariando o boletim municipal. Acrecentaria a lona pregada à pressa nas grades que lá estiveram todo o Verão.
Ainda por cima obra comparticipada pela CE.
Queria ver se tivesse o seu ganha pão nas ruas à mercê destes atrasos sucessivos. Se calhar o seu tacho é garantido não é?
Homem se é para ganhar votos desiluda-se porque as pessoas já não vão nas vossas cantigas.
Menciona progresso? Que significa para si?
Destruir o que os nossos antepassados edificaram? A nossa identidade? Enxotar os pescadores para as catacumbas?
Betão e mais betão?
Se para si o progresso é isto só tenho a dizer...Cure-se!

Anônimo disse...

Mas o que é que se passa nesta terra!?

....falta de civismo.....

Anônimo disse...

A CDU ainda está para descobrir como é que a vitória nas eleições lhe caiu ao colo, sim foi o PS que as deitou a perder, tudo o resto é fumaça, talvez a poeira levantada pela da dita bomba "antónia", perdão atómica.