23 de jun. de 2008

O corta-fitas

Há uns tempos, passava eu pela rotunda do ‘Pingo Doce’ (o original e não o reconvertido “Plus”), quando fui surpreendid@ por um enorme aparato de gente engravatada e fardada que testemunhava a inauguração duma estátua no centro da rotunda, com um enfadado ar solene, nada indiferente aos olhares curiosos dos condutores desprevenidos que davam de caras com aquela curiosa cena.
Percebi, entretanto, que cenas parecidas se repetiram um pouco por todo o concelho. No dia 25 de Abril foram inauguradas, com pompa e circunstância, duas outras peças; uma na Avenida João Paulo II, na Cotovia, e outra na Avenida 1.º de Maio, na Quinta do Conde. Em 22 de Maio foi a tal cena junto ao ‘Pingo Doce’ com que me cruzei. E, três dias depois, segundo vim a constatar mais tarde no site da autarquia, houve mais uma festinha de inauguração duma estátua na Avenida 25 de Abril. Por fim, a 1 de Junho, mais uma peça inaugurada no Parque da Vila da Quinta do Conde, também ele inaugurado nesse mesmo dia. Uma estafa. Tudo numa assentada!
Mas não fizeram a coisa por menos. A juntar a este rol de corta-fitas, em 31 de Maio, Dia do Pescador, houve ainda tempo para encaixar mais uma inauguração, desta feita, do monumento do pescador. Sim, sim, esse já existia, mas como foi “relocalizado”, teve também direito a inauguração. Ora pois! Quando não há, inventa-se.

25 comentários:

Anônimo disse...

O ridículo tomou conta do nosso concelho.A banalização instalou-se na nossa vivência.Os corta fitas estão de volta.

Anônimo disse...

Por acaso também te vi a passar na rotunda naquele momento. Ainda te disse adeus mas tu fizeste de conta que não me viste.
Ó Henrique, continuas a ser aquele político mentiroso por convicção e parvo por natureza.
Não houve festinhas, nem corta-fitas, nem beberetes, nem pompa e circunstância. Houve sim um acto simbólico de inauguração de cada uma das esculturas, com a presença dos respectivos autores/artistas, que tiveram a possibilidade de exprimir junto da população o simbolismo das suas obras. Apenas o mínimo, com dignidade, que é exigido nestas circunstâncias em qualquer lugar do país quando é realizada uma instalação de arte no espaço público.
Os únicos fardados que vi, foram apenas o comandante da capitania (coisas de militares), o guarda da GNR que estava a orientar o trânsito, e tu próprio, que insistes em vestires aquela tua farda de político demagogo, populista e cinzentão...

Anônimo disse...

Só gostava de dizser aqui que é um blogue livre e democrático que o entitulado blogue do calhandro não publica desmentido: mente, deturpa e maldiz. E não permite que ninguém diga o contrário. Todos nós que andamos nisto ainda o calhandro não sabia o que era um computador, sabemos como vai acabar. Tenha dignidade. Ah, e sim, sabemos que o blogue é seu que publica o que quer e que só lá vai quem quer. È a conversa costuma dos hipócritas. É uma boa desculpa para tudo. Vou continuar a observá-lo. Nem que seja porque estou a fazer tese de mestrado em comportamentos desviantes e o do sr. calhandro é já um exemplo. Obrigado. Desculpe barco.

Anônimo disse...

Corroborando o comentário das 8:53,
a calúnia e a difamação é uma forma ofensiva de atentar contra a honra das pessoas.
A utilização desse mesmo método em nada dignifica "o calhandro", nem os princípios considerados para a criação dos blog´s. Recusa-se a publicar os comentários que lhe são críticos, como ontem aconteceu.
Deveria também consultar o Código Penal Cap.VI -Artº180.
Mtº.Obrigdª ao Sopa de Pelim,pela oportunidade que ontem me foi recusada.
Deolinda Penim

Anônimo disse...

Ai estão as Magas, os Augustos e os Patricios, os Afonsos e os Paliotes a sair da toca.
Acabam-se os argumentos e começam os ataques pessoais.
Assim se vê a força do...

Anônimo disse...

A ânsea de protagonismo e reconhecimento nos comunistas é uma debelidade patológica.
Ridículos...

Anônimo disse...

Elah! Temos aqui um comentador que assistiu à inauguração duma das estátuas de rotunda! E mais! É um acérrimo defensor destas inaugurações! Os outros é que são estúpidos porque não dão o devido valor ao que tem realmente valor! Tou consigo amigo! Gentinha ignorante e que só sabe dizer mal!

Anônimo disse...

É giro ver estes comunas de meia tijela a fazerem o trabalho sujo do seu executivo de direita.
És contra nós então és feio, porco e mau.
Viva a democracia vermelha.

Anônimo disse...

Com os comunas no poder regressaram os boateiros e os caluniadores,é uma prática estalinista adptada à nossa realidade.

Anônimo disse...

Olhem bem para a carinha dos corta-fitas parecem a família Adams,mas com menos graça e ternura.

Anônimo disse...

Diz aqui na Vila de Sesimbra, que Augusto, Paliotes e Afonso, sem excepção da Drª. Felícia já contrataram alguém só para dar porrada nos bogs, tal é o incómodo que têm, pele de galinha é certo!
Quando não se tem mais nada, corta-se a fita e fica-se a olhar para o boneco, a brincar a brincar, 4 ou 5 estátuas dá para encher um Sesimbra Município de uma ponta à outra.

Anônimo disse...

A tesoura é um objecto indispensável para qualquer presidente de câmara que adore cortar fitas.
O presidente de Sesimbra já tem calos de tanto utilizar o objecto cortante.
Nesta azáfama consta que já por diversas vezes inaugurou a mesma coisa. Não, não foi só o monumento de homenagem aos pescadores.
Mas o que se pode esperar de alguém que ainda fica inchado com os flashes das máquinas fotográficas, mesmo que os fotógrafos sejam seus empregados?

Anônimo disse...

O rei vai nu.

Anônimo disse...

Esta é uma Camara pimba!!!

123 disse...

Olá a todos...

Não percebi essa do blogue do calhandro, mas se era em relação ao meu blogue, ele tem comentários abertos e nenhuns são rejeitados.

Anônimo disse...

Calhandro para além de mentiroso és injuriosos, criançola e não conheces as regras dos bloguistas veteranos. e depois vens armado em mete medo: "Olá a todos..."???!!!!E alguém te quer nos seus blogues? Só dás má fama e poluis o ambiente como o dos bares que frequentas como hipócrita para depois vires para a blogosfera dar cabo do negócio de cada um. BAAAA!!!! Tens estragado o ambiente dos blogues de Sesimbra.Cresce e aparece que nós cá estaremos.

Anônimo disse...

Além de parvo e mentiroso, é cobarde..... o calhandro de Sesimbra!

123 disse...

Realmente parvo sou um bocadinho, e isso nota-se ao estar a responder-vos.

Mas gostava que me dissessem onde é que eu menti?

Ao anónimo das 11.43 pode-me dizer qual é o seu blogue para eu deixar de lá ir. Embora a sua calhandrice o leve ao meu sem eu contestar.

As vossas cores cheiram-se pela internet, impressionante.

Anônimo disse...

Bem, bem, srs. e srªs. Estão todos incomodados uns com os outros? Efectivamente inaugurações nesta época de crise é uma hipocrisia. Gastem o dinheiro no que faz falta! Se for preciso perguntem onde, não faltarão respostas.
Necessidade de desmentidos?!
Consultar artigos do Código Penal?! Mas não têm nada para fazer?! Que andar nos blog's a ver quem diz mal de quem e a pedir correcções? Façam trabalho civico caramba. Nos hospitais, Cerci, etc, etc....

Anônimo disse...

Ao anonimo das 2:33.
Parece que ao fazer aqui o seu comentário, já deu a sua quota parte de participação cívica. Certo?

Anônimo disse...

Não se faz participação civica em blogs...................só no duro. Mas para valer. Abre os olhos para ver, abre as maos aos calos e a mente à inteligência.

Anônimo disse...

ai os calos, os calos...

Anônimo disse...

Nota-se que a ambição dos adoradores da esquerda é serem como os corta-fitas fascistas que tanto os impressionaram quando eram pequeninos. Mas dificilmente lá chegarão pois existe uma clara falta de nível e categoria.

Anônimo disse...

Cuidado, falam mal do PC, qualquer dia o Victor Antunes, Fernando Patrício e Fernando Cordeiro fazem-lhe o mesmo que fizeram ao Sr. Arlindo Funina.
Consulte o bolg: www.arlindofunina.blogspot.com

Anônimo disse...

este último anónimo convida-nos a visitar um blogue verdadeiramente desprezível e calunioso. O convite só pode vir do próprio Funina que mais valia chamar-se Narciso Narcisista de Mau Gosto.