3 de fev. de 2008

O que parece é

Esta semana, um comunicado de imprensa da concelhia do PSD, noticiado nos órgãos de comunicação social locais, dava eco da ampla concordância e apoio que este partido dá ao mega-projecto imobiliário da Mata de Sesimbra.
A posição não é nova. Afinal foi um ministro laranja, na altura Isaltino Morais, que subscreveu, pelo Estado, um duvidoso acordo que permitiria viabilizar a construção da mega-cidade no pulmão verde da Área Metropolitana de Lisboa.
Um projecto da dimensão deste, poderia e deveria suscitar enormes dúvidas, receios e atitudes prudentes por parte dos políticos. Alguns têm essa consciência. Outros nem tanto. Às certezas inquestionáveis em relação a este projecto do presidente da Câmara comunista, Augusto Pólvora, somam-se agora as certezas dos sociais-democratas, pela voz do líder laranja Francisco Luís.
No seu comunicado de imprensa, além de confirmar o apoio «a 100%» ao projecto, Francisco Luís vai ao ponto de acusar a bancada da CDU na Assembleia Municipal de «brandura» em todo este processo, como noticia o jornal ‘Nova Morada’. Para o PSD, a CDU «apesar de ser a força maioritária, encolhe-se e é incapaz de assumir a liderança, como lhe compete, em processos com a envergadura do Plano de Pormenor da Zona Sul da Mata de Sesimbra». Foi esta posição de «brandura» que, segundo o PSD, permitiu que a votação do projecto neste órgão autárquico fosse adiada.
Que o PSD já assumiu a defesa das posições da CDU na Câmara já se tinha percebido. A forma como decorreu o debate sobre a criação duma Associação Municipal para estudar a gestão da água foi expressivo, com o social-democrata Francisco Luís a defender com unhas e dentes a proposta do comunista Augusto Pólvora, dando-se ao luxo de dar resposta às questões que a oposição, leia-se Bloco de Esquerda e Partido Socialista, dirigiam ao presidente da Câmara.
Agora, Francisco Luís manda recados para dentro de outro partido, sublinhando que até tem de ser ele próprio a assumir a defesa da gestão CDU porque os comunistas não sabem desempenhar esse papel.
Ele há coisas…

Já agora, alguém me explique, qual é a pressa?!

41 comentários:

Anônimo disse...

O psd de Sesimbra faz-me lembrar os "lambe-botas" que de rastos se preparam para apanhar as migalhas do poder.

Anônimo disse...

O anónimo das 2:08 tem razão.
Dos 900 empregados da Câmara, uns 850 são do PSD, e só 50 é que são do PCP e do PS.
Só assim se percebem estes lambe- botas do PSD, agarrados ao tacho, para defender o emprego...

Anônimo disse...

A santa aliança CDU-PSD/CDS neste concelho, e em particular quanto a esta mega-urbanização, deve levar-nos a pensar.
No fundo Sesimbra reflecte o que vai acontecendo por todo o país, e em particular do sul do Tejo até ao Algarve.

Anônimo disse...

Sinto vergonha deste PSD!

Anônimo disse...

Á população do concelho de Sesimbra em idade de votar,com mais de dois neurónios,sentido de responsabilidade, noção do ridículo, amor à sua terra e crente num futuro melhor,é favor de acordar e correr com esta malta.

Anônimo disse...

FRANCISCO LUIS tem vergonha!

Anônimo disse...

Depois do cartão amarelo que esta comissão politica do PSD levou nas eleições internas, (ganharam sabe deus como!)continuam na mesma linha de actuação.
Arrumem a "tralha" e vão embora.
Sou só eleitor, nada mais, mas o meu votinho não levam mais.

Anônimo disse...

PSD e PCP terão os mesmos interesses na mata de Sesimbra?
Estranho. Muito estranho

Anônimo disse...

A posição do PSD não me parece estranha. Estranha é a posição do PS e do PCP-CDU, partidos de esquerda, auto intitulados donos da moral, da honestidade e da tranparência, virem defender e abrir as perninhas ao grande capital. Qual é, então, a posição mais ridícula, camaradas?
Abram os olhos e deixem de fazer estes comentários, pelo menos, estúpidos.

Anônimo disse...

a PJ para o terreno já....

Anônimo disse...

Francisco Luis contigo nunca mais voto PSD.
Fora vai-te embora...

Anônimo disse...

Ao anónimo das 11:29 PM

Quem anda com a "coisa escancarada" não é o PS, mas antes a CDU e o PSD, esses sim, do PSD sempre se soube, da CDU sempre se suspeitou, tanto mais que à boca pequena há quem diga por aí que foi esse capital que pagou a campanha eleitoral autárquica de 2005.
Não sei se é verdade ou mentira, mas que onde há fumo há fogo, há!

Anônimo disse...

Já não bastava o Carlos Filipe na Câmara, agora temos o defensor-mor da CDU, Francisco Luís, o Indomável, bom seria ver as figuras que vai fazendo em casa sessão da Assembleia Municipal.
Os partidos quando vão a eleições autárquicas, fazem-no na convicação de que vão ganhar, por isso têm um programa, agora alguém perder as eleições e adoptar o programa de outrem, só o PSD que adoptou em pleno o programa da CDU.
Afinal, será que são a mesma coisa?
Julgo que não! Agora quem terá muitas, para não dizer imensas dúvidas são os votantes do PSD.
Será que se era isto que queriam?
O que estará ainda para vir?

Anônimo disse...

Augustus o Folião, Felicia a Bruxa, Francisco luís o Indomável e Carlos Filipe o Dr. Jivago.
Vejam bem ao que estamos entregues.
Eles vão rebentar com Sesimbra...

Anônimo disse...

Tanta gente com dor de cotovelo da nova comissão politica do PSD.
Anda por ai muita azia ou afinal a comissão é mm das boas.

Anônimo disse...

A comissao È uma granda M.....isso e que È.

Anônimo disse...

Já experimentou rennie?
Se não resulta tente compensan.

Anônimo disse...

Azia, azia vai ser em 2009, nessa altura o PSD vai ver que nínguem o atura ou quer aturar.
Qual Comissão Política, a do Francisco Luís, não é Comissão Política, chamo-lhe mais é Comissão de Serviço à CDU de Sesimbra.

Anônimo disse...

Esta comissão politica é independente e tem ideias próprias, ainda bem. eheheh
Quem governa é a coligação CDU + Carlos Filipe + Francisco Luís.
E esta em!

Anônimo disse...

Por este andar o psd nas próximas eleições autarquicas naõ tem quem queira ir para as listas.

Anônimo disse...

Vamos ter é mesmo partidos a concorrer. Pois vai aparecer a coligação CDU/PSD/CDS. Porque na Assembleia à pessoal do CDS/PP.
Ai se o Paulinho das feiras sabe!

Anônimo disse...

O PSD nas proximas autarquicas de certeza que vai apresentar-se com caras novas que vão fazer a diferença, neste conselho de politicas viciantes em buscas de taxo.

Anônimo disse...

Isso mesmo!
Rua aos traidores...

Anônimo disse...

Caro anónimo das 1:39
Primeiro - Concelho e não conselho;
Segundo - Caras novas! Onde estão? Duvido que alguém queira. Infelizmente penso que os militantes/simpatizantes do PSD de Sesimbra estão em vias de extinção, pois ninguém se revé nesta estratégia sem rumo vergada aos interesses...

Anônimo disse...

Tem toda a razão caras novas só na nova coligação BE/PS que pelas reuniões secretas que andam a fazer deve estar a sair para a rua.

Anônimo disse...

Reuniões secretas?
Vamos lá falar de coisas sérias:
Quem faz reuniões secrectas com o Presidente da Câmara em sua casa é o Presidente da Comissão Política do PSD, no próprio dia da assembleia.
Não acreditam, perguntem ao Francisco Luís e logo vêem.
Não se acanhem estam à vontade!

Anônimo disse...

Sr FRANCISCO LUIS leia isto:
A equipa da PJ esteve durante a manhã nas instalações da Câmara Municipal de Sesimbra
A Polícia Judiciária efectuou 11 buscas, esta segunda-feira, no âmbito da investigação relacionada com a permuta da área de construção do empreendimento turístico denominado Mata de Sesimbra.

Entre os locais alvo de buscas encontram-se a Câmara Municipal de Sesimbra, a ESPART - empresa do Grupo Espírito Santo e sócia financeira da promotora imobiliária, a Pelicano – imobiliária promotora do projecto e a residência de Isaltino de Morais, na altura ministro das Cidades, Ambiente e Ordenamento do Território.

O caso remonta a 2003, altura em que Isaltino de Morais tomou decisões relativas a uma permuta de terrenos da Aldeia do Meco com a Mata de Sesimbra, revelou o “Expresso” online, mais tarde confirmado pelo autarca de Sesimbra.

“Aparentemente esta investigação terá a ver com uma alegada permuta de terrenos autorizada pelo então ministro do Ambiente, Isaltino de Morais, em 2003”, declarou Augusto Pólvora. “A Câmara Municipal e o presidente estão perfeitamente à vontade e disponíveis para forncer todos os elementos que forem necessários”, acrescentou.

O autarca da CDU apontou que foi aprovado, ainda em 2003, um acordo nesse sentido entre o Governo e a Câmara Municipal de Sesimbra. “O Plano de Pormenor foi elaborado tendo em conta esse acordo”, garantiu.

Augusto Pólvora confirmou que a PJ levou “cópias da versão final” do Plano de Pormenor da Mata de Sesimbra. Este foi aprovado pelo executivo municipal e deveria ser aprovado na próxima Assembleia Municipal, marcada para sexta-feira.

Cópias de pareceres de várias entidades sobre a elaboração do Plano de Pormenor, entre eles o da Procuradoria-Geral da República, também foram recolhidos pelos inspectores da PJ.

“A versão que foi aprovada pela Câmara, e que está a aguardar deliberação da Assembleia Municipal nem sequer contempla essa carga construtiva de que fala esta permuta”, sublinhou Augusto Pólvora.

O projecto turístico alternativo aos terrenos da Reserva Ecológica e da Reserva Agrícola, mais tade integrados na Rede Natura 2000, visava a zona da Mata de Sesimbra. Esta escolha foi contestada pelos ambientalistas da Quecus e vários representantes da sociedade local. Consideravam que o empreendiemtno apresentava uma carga excessivamente turística para o concelho.

Designado de “Ribeira de Prata”, a versão inicial previa 31.829 camas, mas a proposta em deliberação é de 19.389 camas. A localização do projecto foi negociada pelo Ministério do Ambiente, pela autarquia de Sesimbra e pela “Sociedade Aldeia do Meco”.
RTP
2008-02-11 19:45:09

Anônimo disse...

O que eu acho mais estranho nesse assunto todo é ver socialistas criticarem uma atitude que foi tomada durante a gestão dos próprios socialistas (que de socialista fica a dever muito).
Foi na gestão do Penim que tudo foi tratado. O actual presidente só deu continuidade. Muito me engano ou o PS não é responsável e honesto para consigo mesmo?
Isso cheira-me a "dor de corno"

Anônimo disse...

A judite ja esta na camara? ja se começa a perceber porque o P.S.D vota tudo que comunistas querem,eu vou ali e ja volto.

Anônimo disse...

Quem foi o vereador do urbanismo nos últimos anos?

Anônimo disse...

E se a PJ não encontrar nenhuma irregularidade no Plano da Mata? Aposto que os dois ou três "marretas" que tanto se têm oposto ao possivel desenvolvimento pela via turistica do concelho, vão dizer que a PJ é corrupta.

Anônimo disse...

Finalmente fizeram a vontade ao anónimo das 12.12,depois de tanto chamar a PJ ela aí está, escoltada pela comunicação social (Estranho! Muito estranho,não é anónimo das 9.29 ?).

Pena é que a PJ não tivesse ido verdadeiramente ao terreno, para verificar que de mata, o terreno tem muito pouco, são mais umas pedreiras e uns areeiros, não é ?

Anônimo disse...

Anónimo das 1.16: "Pena é que a PJ não tivesse ido verdadeiramente ao terreno, para verificar que de mata, o terreno tem muito pouco, são mais umas pedreiras e uns areeiros, não é ?"
O Sr sabe que isto não é verdade, não sabe? Não vale a pena atirar areia (ou argila ou calcário, já agora) aos olhos das pessoas!

Anónimo das 10.02: "... possível desenvolvimento pela via turística do Concelho ...".
Que ingenuidade! O plano da Mata porventura é turístico? Sinceramente!

Anônimo disse...

O vereador pelouro era o Augusto,foi ele que sempre representou Câmara. O resto é poeira.
Já agora para os leitores mais atentos, o suposto acordo foi votado por unanimidade na Câmara à altura e na Assembleia, PS, CDU e PSD, agora o contexto histórico era outro, leia-se o processo com atenção e depois falamos.

Anônimo disse...

Com esta coligação comunistas-PSD SESIMBRA recuou 30 anos.

Anônimo disse...

parabens ao ps nao tem coragem de vatar contra a mata envia a pj para tentar adiar a votaçao.

Anônimo disse...

Cuidado com os especuladores e com a sua ânsia predadora de lucro.

Anônimo disse...

A Judite já foi a casa do Penim tomar um cházinho?

Anônimo disse...

Caro anónimo das 12.19,
Claro que é verdade! Então o Sr.não sabe que a pretensa Mata está há muito ferida por areeiros, pedreiras e pinheiros doentes,destinados a abate. E mesmo que não estivesse, deixe lá que um dia alguém lhe pegaria fogo, para depois construir à vontadex. Tem sido assim em muitas zonas do país.

Anônimo disse...

Este anónimo da 1:42, só inventado! Não seja ingénuo e não diga disparates. Seja sério e trate deste assunto da Mata com honestidade intelectual!

Unknown disse...

ETC
転職
老人ホーム
power leveling
人材派遣会社
貸事務所
賃貸 オフィス
語学留学
自己破産
リフォーム
出会い
出会い系
賃貸 事務所
インプラント
チャットレディー
葬儀
パワーストーン
照明