15 de fev. de 2008

Dia D

Depois da segunda-feira negra - com a divulgação de que a Câmara Municipal de Sesimbra (nomeadamente o gabinete do próprio presidente da Câmara e o departamento do planeamento urbanístico) estava a ser alvo de buscas por parte da Policía Judiciária - que colocou Sesimbra, aos olhos da opinião pública, ao nível de Felgueiras, Marco de Canaveses, Oeiras ou Gondomar, o concelho volta hoje a estar no centro das atenções. A Assembleia Municipal de Sesimbra delibera hoje sobre o "suspeito" Plano de Pormenor da Zona Sul da Mata de Sesimbra.
Sobre este projecto que, desde o seu início, levantou grandes e fortes suspeições, gerou um coro de críticas e sobre o qual paira agora, mais do que nunca, uma sombra de acusação de alegadas e graves irregularidades, CDU e PSD já confirmaram que votarão a favor (ver aqui).

49 comentários:

Anônimo disse...

Come tudo no mesmo prato,depois digamque nao,isto e uma familia.

Anônimo disse...

Anónimo das 11:30
Ainda tem dúvidas que se trata de uma família? Uma família à italiana, claro.
Se do PSD, direita, fascistas, ninguém se admira, o que pensar dos comunista do PCP, encapuçados na CDU, sempre os mais transparentes, os mais honestos, os mais democratas, os mais trabalhadores, os mais tudo?
Cunhal! Volta para te perdoar.
Farol do Cabo

Anônimo disse...

Os comunistas durante 25 anos destruiram o nosso concelho;não tinhamos o regular abastecimento de àgua,não tinhamos saneamento...E hoje vão arrasar com o resto.

Anônimo disse...

Os comunistas andam ansiosos.Afastem-se deles.

Anônimo disse...

PS regressa estás perduado.

Anônimo disse...

A solução do BE,para o Projecto da Mata é enfiá-lo na gaveta até que a judiciária conclua as pretensas investigações iniciadas 3 anos depois dos acontecimentos.

A solução do PS é abandonar salas de reuniões e, segundo Américo Gigaloto,no artigo do Jornal Digital,é abandonar a Assembleia na hora da votação.

Que belo casamento entre a irresponsabilidade e a cobardia.

Anônimo disse...

Mas o francisco luis ,nao abandona a sala vota com os comunas granda tacho.euvou mas volto.

Anônimo disse...

O Jornal Digital, não se enganou !

O PS abandonou ! É sempre assim !

Anônimo disse...

Neste país os políticos que previligiam os interesses da população em vez dos partidários,são apelidados de tachistas ...
Sim senhora, por isso é k estamos assim...

Anônimo disse...

Se a investigação decorre na PJ não se compreende qual a pressa da votação?

Anônimo disse...

NOs últimos 10 dias, Sesimbra foi referenciada, na comunicação social;por apreensão de droga,assaltos,visitas da PJ à CMS e pela aprovação de um plano sem futuro.É este o caminho traçado pela coligação pcp-psd para o nosso concelho?

Anônimo disse...

A governação de Sesimbra vergou de forma chocante aos interesses do poder económico.

Anônimo disse...

A contradição entre o discurso oficial do PCP e a sua prática corrente nos municípios que comanda é levada às últimas consequências com este plano para a Mata de Sesimbra. Só há uma explicação aceitável para isto: ouve-se o tilintar das moedas nos cofres do partido.

Anônimo disse...

Estavam à espera de quê? A Pelicano, em Sesimbra, e em Palmela, é aliada da CDU. Então não se lembram que no mandato autárquico anterior, em que a CDU não era maioria, quem pagava as acções e outras fantochadas dos pelouros do PCP era a Pelicano?

Mais, estes empreiteiros, em quem não se pode confiar, financiaram a campanha eleitoral da CDU, com Augusto Pólvora à cabeça. Naturalmente que também financiaram a campanha do PSD, porque não estava garantido que os comunistas pudessem ganhar com maioria suficiente para levar avante estas aprovações, e coisa e tal…

Como diz o Povo, não há almoços grátis. Isto que se passa em Sesimbra é nojento, e escandaloso.

Mas reparámos a diferença que o PCP faz no que toca a ministros e a governos: do ministro Isaltino Morais, dizem que era um membro do governo da nação, com toda a legitimidade para tomar decisões, sendo que aos restantes órgãos apenas cabia respeitar, e até louvar a sua capacidade e sensibilidade para os assuntos do ambiente e de contencioso. Já sobre o actual ministro, que por acaso até é um especialista na área do ministério que tutela, para o PCP é apenas o titular de um ministério para o qual foi nomeado e cujas opiniões e despachos não passam de uma posição pessoal…

Um pouquinho mais de seriedade precisa-se!

Anônimo disse...

Sem demagogia, sempre queria saber quais são os "indícios ténues" que o Francisco Luís apregoou, bem como a existência de "luvas" referidas pelo Patrício, pois quem acusou o toque foram eles.
Mais valia estarem mas é calados ou sabem de algo mais do que aquilo que todos nós sabemos.
Já agora digam lá as excelências o que é que sabem mais ou então calem-se para sempre.

Anônimo disse...

Imaginem só que era o PS a pretender a apovação do Plano nestas condições de suspeição?
A CDU e o PSD faziam um comício, caia o "carmo e trindade".
É po estas e por outras que a imagem dos políticos anda nas ruas da amargura.

Anônimo disse...

Ao anónimo da 1:23 AM

V.Exª. não estava na Assembleia de ontem, se esteve não ouviu nada do que foi dito pela bancada do PS ou terá tapado os ouvidos, desculpe ...tinham cêra?
Pois é, um verdadeiro discurso à Carlos Afonso, um ano após a votação do acordo do meco, teve a lata de dizer que tinha muitas dúvidas sobre o que tinha votado.
Então e agora, com uma investigação a decorrer, com uma visita da PJ à Câmara, não tem dúvidas? Agora a CDU é só certezas? A ver vamos!
Para finalizar, o membros do PS na Assembleia tiveram muito bem, perguntem ao cidadão normal e depois logo vêem qual é a resposta.
Cobarde é a sua tia, tenha vergonha na cara!

Anônimo disse...

Já ora a CDU perguntem lá ao Camarada Jerónimo porque que é que o PIN (Projecto de Interesse Nacional) são todos o triunfo do capitalismo e uma fantochada e o Plano da Mata não é?
Pois, é que o Plano da Mata também é um susposto PIN, mas quanto a este o Camarada Jerónimo nada diz.
Porque será?

Anônimo disse...

Tenham calma a investigação continua.

Anônimo disse...

Os comunistas-PSD andam ansiosos,afastem-se deles!Quem vos AVISA...

Anônimo disse...

Para calar a má língua cá vai excerto do requerimento do PS para o adiamento da Assembleiaue votou o Plano da Mata:

A apresentação do presente requerimento tem como fundamento desde logo, o facto de considerarmos que não estão reunidas as condições mínimas exigíveis para a discussão Plano de Pormenor da Mata de Sesimbra, em face dos recentes acontecimentos, vulgo, buscas e apreensões realizadas nas instalações da Câmara Municipal de Sesimbra pela Polícia Judiciária no dia 11.02.2008, ao abrigo de mandado no âmbito de inquérito que corre os seus termos no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), o qual indicia estar relacionado com a ordem de trabalhos da Assembleia de hoje.
Nesse mesmo sentido, entendemos que o comportamento mais adequado, avisado e prudente desta Assembleia, seria a suspensão ou a interrupção dos trabalhos, tendo em conta o acima mencionado, desde logo porque desconhecemos o que está subjacente à investigação em curso, onde teve a sua origem, que factos constam da mesma e qual a sua direcção, pois em bom rigor, tudo o que se possa dizer sobre a mesma sem conhecimento de causa, é um exercício puramente especulativo.

Ora a discussão e votação desta matéria, certos que de capital importância para o Concelho de Sesimbra, deve ser feita com serenidade, ponderação e liberta de quaisquer pressões e suspeições, clima que nos parece não ser o actual, entendemos a existência de um compasso de espera para clarificação deste processo, o caminho mais adequado.

Agora pergunto: Perceberam alguma coisa ou é preciso fazer um desenho?

Anônimo disse...

O PS afastou-se e não votou.
Então e os membros da Assembleia eleitos pelo PCP que foram obrigados a seguir a disciplina, sempre imposta pelo PCP?
E no PSD não foi igualmente imposta disciplina de voto?
Pelo menos de uma coisa já ninguem terá duvidas o PCP e o PSD têm uma sólida aliança dirigida por A. Polvora e C. Oliveira.

Anônimo disse...

Sr Carlos Afonso Tenha vergonha porque a população não lhe vai perdoar.
Lembro-me bem do que tem dito nas A.M. sobre o PDM e A mta. Agora teve a lata de fazer uma representação melodraamática.
Comumista o senhor? Ou já preencheu a ficha dDS, como o seu correlegionário Pólvora?
Tenha vergonha.
comunista com tomates não se deixa comprar.
Traidores.

Anônimo disse...

Consta por aí que os deputados do PS na AM decidiram abandonar a sessão antes da discussão e votação do Plano da Mata de Sesimbra e irem para casa alimentar os blogs sobre este tema.
Pelos vistos, para eles, essa é a forma mais participativa e democrática de discutirem os temas importantes para o futuro do nosso concelho.
O povo tirará as devidas ilacções…

Anônimo disse...

Houve aqui quem, com estranha celeridade e menos estranha dedicação aos argumentário socialista, publicasse parte do requerimento apresentado pelo PS no início da última sessão da AM, a julgar que fazia um jeitinho ao partido. Grande erro!

Do seu conteúdo destaco o seguinte:

"...desde logo porque desconhecemos o que está subjacente à investigação em curso, onde teve a sua origem, que factos constam da mesma e qual a sua direcção, pois em bom rigor, tudo o que se possa dizer sobre a mesma sem conhecimento de causa, é um exercício puramente especulativo..."

Então, se a investigação diz respeito ao chamado acordo do Meco em 2003, como já era publicamente conhecido (e dado a conhecer por Augusto Pólvora 3 dias antes em reunião com os membros da AM), e se o processo judicial teve início em princípios de 2005, datas em que o PS tinha a presidência da CM, quais as dúvidas da bancada do PS?
Não poderiam tirar essas dúvidas junto dos seus militantes que então dirigiam a autarquia?
Será que não acreditam nas garantias de cumprimento de todas as legalidades por parte da CMS neste processo dadas por Amadeu Penim?
Esqueceram-se também que o referido acordo foi aprovado por unanimidade na CM e AM por todas as forças políticas à época, incluindo o PS?
Esqueceram-se que os actuais vereadores do PS votaram favoravelmente este plano?
Não repararam que não foi deduzida qualquer acusação nem houve constituição de arguidos?
Mais importante ainda, esqueceram-se do facto de os índices de construção transferidos do Meco para a Mata (o tal acordo do Meco na origem da investigação) já nem sequer estão contemplados na versão final do Plano por despacho do ministro do ambiente do actual governo PS?

O PS não deu um tiro nos pés. O PS deu um tiro de canhão na cabeça!

Esta atitude do PS, mais não foi do que um acto desesperado de show-off a pensarem que conseguiriam disfarçar a manta de retalhos em que o partido se encontra nesta materia (e já agora, muitas outras), e ao mesmo tempo tentarem de forma mesquinha e ignóbil tentarem sacudir a sua participação e responsabilidades neste processo e, dessa forma, tentarem ganhar capital político à CDU. Puro engano!
Para a população, esta atitude significará um acto de cobardia política e de falta de solidariedade, num processo muito importante, que poderá significar um grande passo para o desenvolvimento económico e social do concelho de Sesimbra.

Na verdade, para o PS (na sua habitual postura hipócrita, mesquinha e calculista do vale tudo para chegar ao poder), o seu problema é o facto deste importante projecto para o desenvolvimento do concelho estar a ser concluído e aprovado em mandato da CDU e daí o seu desespero. Caso contrário, já o teria aprovado sem encenações...

Anônimo disse...

Na sessão da Assembleia Municipal de aprovação do Plano da Mata de Sesimbra ficou claro o seguinte:

Quem são os cobardes — a bancada do PS — pela monumental fuga à discussão de um tema tão importante para a nossa terra;

Quem são os mentirosos — a bancada do BE — assim lhes chamou Augusto Pólvora sem rodeios, a respeito de várias mentiras lançadas pelo BE durante toda a discussão deste projecto, recorrendo a diversos dados e factos para provar tal acusação. Henrique Guerreiro teve que arrumar a viola no saco...

Anônimo disse...

Deixem as investigações terminar depois vamos confrontar esta argumentação.

Anônimo disse...

Não sei quem são os cobardes.Se aqueles que estão de joelhos perante o poder económico, se aqueles que defendem o estado de direito?
Não sei quem são os mentirosos.Se aqueles que nada têm com o assunto da mata ou aqueles que estão a ser investigados?
Calem-se seus "lambe botas".

Anônimo disse...

Na Assembleia Municipal os comunistas tiveram uma fraca mobilização.Neste momento o pólvora é um homem investigado e abandonado.

Anônimo disse...

Os "esquecimentos" de Pólvora (1)

Quem ocultou da discussão pública os pareceres do Turismo, ICN, e CCDR?

Quem afirmou durante a discussão pública que todos os pareceres em posse da Câmara Municipal eram positivos?

Eram ou não positivos os pareceres dessas entidades?

As confusões de Polvora sobre o papel de Presidente da Camara:

Quem foi à CCDR propor que os terrenos do Plano de Pormenor fossem classificados como urbanos?

Quem foi à CCDR propor que as áreas das infra-estruturas não fossem consideradas para efeitos do calculo da área construtiva?

Polvora é hoje um presidente esquecido e confuso como

Anônimo disse...

E eu a pensar que quem tinha sido abandonado tinha sido o Amadeu Penim, que disparate o meu...

Anônimo disse...

Andava para ai um Socialista , um tal de Rui Viana, a cagar setenças, por tudo e por nada, por acaso não sabem o que é que é feito dele...

Anônimo disse...

O PS tá como o tempo, mete água por todo o lado

Anônimo disse...

Essa do Eng. Socrates ver Comunistas em todo o lado não lembra a ninguém...

Anônimo disse...

Sempre disponivel para opinar e comentar os assuntos que fazem história no concelho, aconcelho-o numa visita à Tesoura de Atarracar (tesoura-de-atarracar.blogspot.com). É estranho que até os "bloguistas" mais famosos, fujam de opinar sobre o que se terá passado na última assembleia municipal... É sempre bom, ouvir outras opiniões...

Anônimo disse...

Só se ouvem vozes desesperadas da CDU. A vossa hora está próxima. Vão começar a morder-se uns aos outros. É o salve-se quem puder.

Anônimo disse...

Estranha forma de fazer política esta dos comunistas. Tudo quanto são opiniões diferentes das deles são mentiras e calúnias, e quem as produz deve meter a viola no saco - isto é, silenciar-se ou mesmo deixar de existir. Enquanto que tudo o que emana da boca do presidente da câmara é a vardade mais pura e cristalina!
Este método começa dentro do próprio PCP, expulsando todos aqueles que esboçam ou titubeiam uma qualquer opinião própria, e prolonga~se na forma como se relacionam com os outros partidos políticos e cidadãos. É sempre o mesmo fenómeno.
Neste contexto dá muito jeito uma figura como Amadeu Penim, que acomoda sempre com um sorriso todo o tipo de infidelidades de Augusto Pólvora e do PCP. Como um bombo da festa, vai suportando ingenuamente o impacto das remissões para o seu mandato de tudo aquilo que são responsabilidades pela assinatura do Acordo do Meco e outras supostas ilegalidades, enquanto os outros, que votaram tudo com ele e o incitaram a fazê-lo, agora têm um discurso de superioridade moral como se nada tivessem a ver com isso. Quem julgam que enganam?
É verdade que o PS sai muito mal de todo este processo e arrisca-se a uma humilhação eleitoral nas próximas autárquicas. É o resultado de toda uma equívoca orientação que remonta à influência de Joel Hasse Ferreira, o grande responsável pelo actual deserto em que navega o partido em Sesimbra.
Mas não pense o PCP que sai ileso. Ao votar ao lado do PSD uma questão tão importante como esta, sob a ameaça de uma investigação por corrupção e tão coligado com uma empresa imobiliária de reputação duvidosa, o PCP levantou ainda mais o véu que esconde a sua verdadeira natureza. Não só do ponto de vista das concepções que não prestam, mas também do ponto de vista pragmático percebe-se muito bem como hoje depende de negócios deste tipo para financiar o aparelho com uma espécie de imposto revolucionário. Já não chegam as centenas de funcionários pagos pelas autarquias da margem sul para manter o aparelho do partido depois do desaparecimento do Leste, é preciso muito mais. Só que o preço a pagar por isto é cada vez mais incomportável. Primeiro porque existe quem o denuncie. E depois porque O PCP se está a transformar cada vez mais numa clique sem princípios políticos que apenas luta por mantar o poder onde manda. E já não só em Sesimbra, mas também na Moita. E mesmo em Setúbal e em Lisboa o seu comportamento deixa muitas dúvidas.

Anônimo disse...

Aprofunde-se o que consta do mandato de busca e apreensão à CMS.Só depois é que se sabe quem saia bem desta contenda.

Anônimo disse...

Os comunistas saiem muito mal na foto.

Anônimo disse...

A "mata dourada"está a ser investigada BOA...BOA...

Anônimo disse...

Quando andava na escola, aos miúdos que fugiam nós chamava-mos um nome feio, lembram-se qual era?

Anônimo disse...

Eh,Eh,Eh, mas ca gandas dores de cotovelo que para aqui vai.Isso aí em Sesimbra é um ganda espectáculo.Eh,Eh,Eh, ....

Anônimo disse...

Tenho pena que o PCP se tenha de sujeitar a esta situação.

Rui Viana disse...

Anônimo das 11.04 disse...
"Andava para ai um Socialista , um tal de Rui Viana, a cagar setenças, por tudo e por nada, por acaso não sabem o que é que é feito dele..."

Continuo nos sitios do costume, mas só "cago" quando tenho vontade!!!

Anônimo disse...

Ah ah. Boa Rui Viana. Há gajos que não merecem mais.

Anônimo disse...

O Barco a Remos esqueceu-se de incluir no seu post o município de Salvaterra de Magos... porque será?

Anônimo disse...

Rui Viana, é melhor tomares um laxante. Depois de assistires à triste figura dos teus camaradas socialistas ma última AM deves estar a encher-te de...

Anônimo disse...

O anónimo das 12.46, tal como na Assembleia Municipal, só se destaca por uma coisa: pela quantidade abismal de perdigotos que lança por segundo quando abre a boca para falar.
Perdigotos são muitos. Ideias para o desenvolvimento do concelho são nulas.
A retórica do BE, populista, demagoga e mentirosa começa a ser desmascarada publicamente. Foi o caso da última sessão da Assembleia. E é isto que lhes dói. Aquela imagem que tentam fazer passar de virgens, inocentes e impolutas começa a desmoronar-se.
Um bom exemplo que atesta a demagogia permanente do BE/Sesimbra foi a sua votação contra a criação Associação para a gestão da Água, enquanto nos outros concelhos da península de Setúbal o Bloco votou a favor propostas exactamente iguais sobre o mesmo tema...
Afinal, quais são os vossos princípios?
Será que o PS está a dar-vos formação em ilusionismo?
Se tiverem boa nota e se comportarem bem eles dão-vos uns bombons...

Anônimo disse...

Quem faz ilusionismo é a CDU, pois diz que faz, mas na verdade nada faz, apregoa que fez, o que ainda nem sequer começou, brada aos sete ventos a igualdade, mas na prática todos tratam como desiguais, aliás dizem-se democratas, mas lá na casa deles, são piores que os do tempo da outra senhora.
Com tudo isto, ainda dizem que defendem os trabalhadores e enganam o povão com carnaval todo o ano, arraiais e festarolas.
Enfim, tiros de pólvora seca!