27 de dez. de 2006

E os candidatos a personagem pexita do ano 2006 são:

Aurélio de Sousa, o (afinal, ainda) ex-provedor
Desempenhou, durante o mandato do partido socialista à frente da Câmara Municipal de Sesimbra, o cargo de provedor municipal. O nome da função é pomposo e parece insuflado de significado democrático, no entanto, durante o tempo que desempenhou essas tarefas, poucos foram os munícipes que souberam, reconheceram ou conheceram o trabalho desenvolvido. Não vale a pena agora procurar culpados. Limitemo-nos aos factos: ninguém ouviu falar do trabalho do provedor e, como tal, poucos lhe reconhecerão pertinência.
O actual executivo camarário voltou a propor Aurélio de Sousa para provedor mas a ideia não passou na Assembleia Municipal, onde o secretismo do voto contrariou o (aparentemente) esperado amén geral à personalidade proposta pela Câmara.
Este episódio serviu para os jornais locais encherem páginas e para os munícipes perceberem que já houve um provedor municipal, o que quer que isso seja. Mais vale tarde do que nunca. Só por isso, Aurélio de Sousa merece esta nomeação.

Felícia Costa, vereadora da Educação
Nos últimos anos têm sido constantes e ferozes as críticas à recepção à comunidade educativa. A festança de boas-vindas que o pelouro da educação organiza está longe de gerar consenso pois, num concelho onde os alunos têm de levar papel higiénico para a escola e onde, no inicio do ano, aquando da inscrição, os encarregados de educação são convidados a “doar” 10€ para material de desgaste, há quem gaste milhares de contos num jantar de encher o olho.
Mesmo quando as colocações de professores são anunciadas para 3 anos, a vereadora mantém a “recepção à comunidade educativa” no seu programa de festas para 2007. Receber quem já cá está… é um conceito novo que vale à vereadora esta honrosa nomeação.

Senhor Doutor Unânime
Esta personalidade habita a Câmara Municipal de Sesimbra e o seu nome tem sido invocado muitas vezes nos últimos tempos. Todas e quaisquer decisões, mesmo as relativas a assuntos controversos, são tomadas, por unanimidade, pelo executivo camarário. Este gajo, mesmo que não passe de mero nomeado, merece uma menção honrosa.

Munícipes 1, 2 e 3
Decidi juntar estas três pessoas na mesma nomeação porque o motivo que me levou a escolhê-las é o mesmo: o facto de, não sendo funcionários da autarquia, nem militantes do PCP, terem participado, como munícipes, nos debates do orçamento participativo.

O assessor que faz a revisão dos textos para o boletim municipal elaborados pelos restantes assessores
Chegou tarde, mas chegou. Há coisas que ainda lhe escapam como o facto de o presidente da Câmara Municipal de Sesimbra escrever “houveram” num artigo de opinião publicado no ‘Jornal de Sesimbra’ ou de a vereadora Felícia Costa dizer que as calorias se “desgastam” num editorial da agenda municipal, mas há que reconhecer alguns méritos ao assessor dos assessores. O boletim municipal tem bem menos erros ortográficos. Já diz o ditado… Há assessores que vêm por bem. Pena que a qualidade do conteúdo da publicação continue a ser tão pobre. Ou melhor, tão rico em propaganda e tão pobre em informação.

17 comentários:

Anônimo disse...

Eu voto claramente no sr. Unânime. Claro que é uma unanimidade podre feita de interesses principalmente monetários e de bem estar e de pouca substância democrata e ideologica. Quando todos comem do mesmo prato a unanimidade é um facto garantido.

Anônimo disse...

Viva a unanimidade

O lema dos vereadores do PS e PSD poderia ser:
"Com a comidinha não se brinca"…

Anônimo disse...

Eu voto na Vereadora Felícia Costa. Pelas razões claramente explanadas no seu argumento. Muito bem. Fiquemos a aguardar a recepção 2007. Enfim, são só recepções e começa já com o Circo da Recepção aos Reis, no Largo da Câmara, com o povão(que vibra)e o executivo a botar discurso de propaganda.Haja Deus!

pexito-do-campo disse...

eu voto nos municipes 1,2 e 3. pelo menos vão de livre vontade saem do quentinho do lar, não tem tachos na câmara de sesimbra, e participam. não é como a maior parte da população que n quer saber e depois admiram-se do estado das ruas etc...

P.S_ gostei bastante desta ideia do post para eleger a personagem pexita do ano. hehe vou por uma chamada de atenção para esta eleição no blog

Anônimo disse...

Eu votar, votar voto naquele jornal que é o Sesimbra Município, versão 2. Aquele que publicou uma entrevista da Vereadora Felícia Costa a dar uma prenda aos sesimbrenses: a abertura do cinema com filmes de Natal. Foi a primeira brincadeira de Carnaval da Vereadora que gosta de festas (boas)e de carnavais. Foi mal entregue o cinema.

Anônimo disse...

censuraram o balalão...!!!

Anônimo disse...

Eu votaria num movimento de cidadãos que apresentou uma extensa constestação escrita ao Plano de Pormenor para a Mata de Sesimbra. Pelo impacto que teve em muitas personalidades e sectores, pela diversidade política dos apoiantes e pela fundamentação dos argumentos.
Como a votação está concentrada nos candidatos sugeridos, elegeria Aurélio de Sousa. Não pela relevância política ou outra do próprio, mas pelo significado político da sua eleição falhada. Aurélio, tanto quanto sei, juntamente com outros sesimbrenses da mesma geração (entre os quais Amadeu Penim), fez parte daquele grupo que integrou o MDP-CDE, após o 25 de Abril. O MDP foi uma estrutura política montada pelo PC para enquadrar toda uma série de pessoas que, apesar de terem proximidades ideológicas, não mereciam a total confiança daquele partido para o poderem integrar.
No fundo, hoje, a eleição de Aurélio Sousa teria sido a reedição noutro formato de uma aliança histórica que funciona em Sesimbra há largos anos, entre o PC como líder, determinados sectores do PS que absorveram a sua influência, e personalidades consideradas independentes, que foram igualmente marcadas no seu trajecto pela cultura política daquele partido.
A eleição falhada de Aurélio de Sousa significa que algo de novo surgiu entretanto, que rompeu a estabilidade daquela aliança tácita que vem governado Sesimbra, e que o concelho parece preparar-se para um novo ciclo, com outro equilíbrio político-partidário ou outros protagonistas. Estarão os diversos agentes políticos preparados para enfrentar as responsabilidades e tirar partido das oportunidades que o futuro próximo lhes poderá oferecer? Esta é a incógnita que surge de um episódio que pode abrir uma fase de fim de regime, ou pelo menos de crise do mesmo.
Eis por que razão voto em Aurélio de Sousa.

Anônimo disse...

Eu cá voto na dra. Felícia, que é uma boa amiga deste nosso ramo de actividade...

Anônimo disse...

É evidente que a dona Felícia é a figura de proa, a face mais visível deste elenco governativo que prometeu carnaval todo o ano e cumpriu. Infelizmente cumpriu.
A dona Felícia é o protótipo do fogo de vista, do artifício, do folclore parolo e da obsessão pelo protagonismo à custa do nosso dinheiro.
Esperemos (já falta pouco) pela apresentação das contas...
Quanto ao dr.Aurélio é de lamentar ver um homem inteligente e sem problemas económicos fazer tão triste figura, agarrado a um tacho que tentou prolongar mas que a Assembleia Municipal recusou.

Anônimo disse...

Anonimous das 3:19

o Dr. Aurélio é Egoista. mas diga-me, por exmplo o amadeu Penim, Felicia Costa entre outros n sãoEgoistas tb. ou as tomadas "sucessoes" de mandatos. por exemplo´, desde ke me lembre o sra. felicia está em 2º mandato como vereadora da educação...

resumindo viva ganhar guito sem ter mt trabalho. aliás quem não keria?

escriba disse...

Mesmo que não a fazer dieta, leia a Magra Carta.

www.magna-carta.blogspot.com

Anônimo disse...

Já sei qual vai ser o tema da recepção à comunidade educativa deste ano: a corte de Maria Antonieta (tão em voga!). Segundo consta, a Sra. Vereadora Felícia Costa vai dar o mote já este Sábado, na recepção aos Reis, vestida claro está...de protagonista - Maria Antonieta - como sempre.

Mas cuidado, Maria Antonieta, que já anda uma carrasca na tua corte pronta para ver a tua cabeça rolar. E às vezes a história repete-se.

Anônimo disse...

Senhor escriba,
faça favor de emendar porque se é Magra Carta o endereço tem de ser www. magra-carta.blogspot.com

Ou não será?

escriba disse...

Tem toda a razão. A correcção fica feita. E eu fico-lhe grato.

Anônimo disse...

Eu voto nessas coisas inteligentes que dão pelos nomes: Amadeu Penim;Gameiro Guilhermina Ruivo e Carlos Filipe Oliveira.
Estes sim são os verdadeiros exemplos daquilo que é ser politico: Votar por unanimidade em troca do ordenado. Sim porque se perdem o ordenado o que é que as criaturas vão fazer na vida profissional?
Eles é que têm juizo.
Parabéns ao PCP que consegui uma maioria absoluta nunca vista por estes lados.
Avante camaradas...

Anônimo disse...

Tb voto no senhor Zé massagista que dizem ke é infermeiro.ke tem taxos na junta, casa do povo e noutros mais sitios.

VIVA AO TACHOS DESTE CONCELHO

Anônimo disse...

Tú também gostavas era de ir ao tacho, mas eles não te deixam.....