29 de ago. de 2006

«Uma aposta no futuro» do quê ou de quem?

O “arqt.º Augusto Pólvora” assina a página 5 da mais recente edição de ‘O Sesimbrense’. É importante sublinhar a forma como o autor do texto o assina: estamos perante uma redacção do “arqt.º” e não do presidente da Câmara. Caso não soubesse que um e outro são uma e a mesma pessoa, nada, em lugar nenhum do texto me daria essa indicação. Enfim… Ultrapassado o pasmo inicial (sim, porque nenhum outro governante autárquico recebeu tantas honras de cronista em tanto jornal regional junto) seguiu-se o pasmo final pelo conteúdo do texto.
A Avenida da Liberdade é definida pelo presid… ups… pelo “arqt.º” como um «eixo fundamental no equilíbrio urbanístico de Sesimbra». É verdade! Eu não diria melhor, nem de forma tão poética. Mas foi o último parágrafo da prosa do “arqt.º” que me deixou de rastos. Diz ele: «É verdade que nesta operação urbanística surgirão cerca de 30.000 novos m2 de construção para habitação e comércio (…)». Então… Mas em que parte deste filme é que o «estudo de ordenamento da Avenida da Liberdade» (leia-se, do «eixo fundamental no equilíbrio urbanístico de Sesimbra») se transformou numa «operação urbanística»? É que devo ter perdido essa parte!
Justificando esta opção, o “arqt.º” acrescenta: «Estamos a falar de 300 novos fogos numa vila que tem cerca de 6000, ou seja um aumento de 5% num cenário de clara aposta na contenção urbanística futura da vila». Isto é hilariante. Atulhar de betão a principal entrada na vila, com casas para alguém que há-de vir (que não eu ou o comum sesimbrense), a pretexto de construir, entre outras coisas, mais 1000 lugares de estacionamento, para tornar esta vila num caos pior do que já é, e prognosticar que depois se apostará na contenção urbanística, é uma anedota! Sobretudo porque o “arqt.º” ainda explica: «Ou seja vamos aproveitar quase os últimos terrenos urbanizáveis de grande dimensão ainda disponíveis na vila para resolver problemas essenciais ao seu funcionamento». Oh… oh… então mas para que se acena com a bandeira da contenção futura se com esta «operação urbanística» se esgotam os «últimos terrenos urbanizáveis»? Há aqui qualquer coisa que não joga…
Já agora… «contenção urbanística futura». Quem é que garantiria isso? Seria o “arqt.º”? É que, pela amostra junta…

9 comentários:

Anônimo disse...

Excelente o regresso de "Barco a Remos".
A Arquitecto, esse continua igual a ele mesmo, betão, betão, betão.
Esperemos que a onda de rejuvenescimento e renovação, iniciada pelo PCP, chegue a Sesimbra. Isto se Deus quiser e o Espírito Santo o permitir.

Anônimo disse...

Eles comem tudo! A distrital do PCP não chega a Sesimbra???
Só o Carlos Sousa governa mal?!?!
Daqui a pouco não há mais nada pra desgovernar!

Anônimo disse...

Qual quê! O Pólvora é um bom camarada, só à conta dele o partido terá dinheiro prá festa do Avante durante mais 100 anos!!!

pexito-do-campo disse...

sr. Barco a Remos. Já estive a ver que fez uma entrada das melhores. Como tambem já não era de se esperar.sinceramente acho uma palhaçada, que o sr. arquitecto queira construir em sesimbra. eu por acaso não tive acesso ao projecto, mas pelo que ouvi falar querem contruir por cima do terminal da TST(aquele minusculo terminal ou será ferro velho?) eu sou do Zambujal e quando tenho que ir a sesimbra vou sempre naqueles autocarros merdosos(desculpem a linguagem) mas os autocarros que costumam ir para Azoia são mesmo merdosos. em que se entrar uma pessoa forte tem que ir de lado e o passageiro que lá for sentado corre o risco de ficar sem braço. e se ixo da avenida da liberdade for avante gostava de saber onde vão fazer os estaleiro das obras etc. fico aguardando por mais informações.

Anônimo disse...

1º Porque raio o Presidente da Câmara tem de se explicar em jornais locais?

2º Que é feito do jornal "Avante"?

3ºPorque teimam os jornais locais em ser canais de comunicação do arqtº?

4º Porque não termina o arqtº a Marginal nascente/poente e deixa a Av. para depois?

5º Porque é que o estudo de planeamento da Marginal nascente/poente não passou de chavão de campanha eleitoral?

6º Quando é que o arqtº reabilita o Terminal para estacionamento gratuito e manda os autocarros para o seu novo estaleiro?

7º Porque é que Sesimbra não deixa de ter Terminal e passa a ser uma paragem/passagem?

8ºPorque, porque, porque. Tantas perguntas que faltam fazer.

Anônimo disse...

Será que o Sesimbra Municipio e a revista Sesimbra Acontece não fazem publicidade suficiente? É necessário estar a comprar mais jornais ou serão promessas de novos assessores?

Penso que só não referiu quanto vai para o seu bolso, xiu...isto não era para se dizer.

Anônimo disse...

Ou nos livramos deste arquitecto ou ele livra-se dos Sesimbrenses, que os pões todos daqui para fora.
Alguém tem dúvidas??
Isto não pode continuar.

Anônimo disse...

Oh senhor arquitecto,deixe-nos em paz. Vá de vez para o Seixal e leve consigo o seu amigo Penim.
O senhor quer fazer desta Vila o que os seus camaradas fizeram no Seixal, que é um suburbanismo desqualificado.
É assim porque nessa cabeça não há mais nada que uma suburbana mediocridade cinzenta de escola onde o seu amigo também aprendeu. Por isso se dão tão bem para mal dos nossos pecados. Azar o nosso. Pobre Sesimbra.
Socialistas e Comunistas, desta Picosa, levantem a cabeça, Porra!... antes que estes anjos acabem connosco, sufocando-nos, com alhos e espiritos santos sob a forma de pelicanos.

Anônimo disse...

Ainda não perdi a esperança de ler nalgum jornal da terra:

Juro pela minha honra que nunca fui, não sou e jamais serei militante, simpatizante ou "sócio" do partido comunista.
Ass. A.Pólvora